O Jogo

Dragão molda goleador roubado cedo ao Benfica

Melhor marcador da fase de grupos da Youth League, o goleador é a nova joia da formação portista, que teve no coração do atacante um aliado de peso na hora da contrataçã­o

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Chamado por Lopetegui para treinar em 2014, fez parte do grupo “Potencial Jogador de Elite” e é uma das maiores promessas dos dragões. Tem contrato até 2021 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões

Com a aposta em André Silva ainda a dar os primeiros frutos, o FC Porto já tem na formação outro goleador preparado para deixar a “incubadora”. Aos quatro golos marcados na equipa B (dois) e de juniores (dois), Rui Pedro, de 18 anos, contabiliz­a mais cinco na fase de grupos da Youth League –é o melhor marcador – e vai justifican­do o rótulo de prodígio que desde muito cedo lhe atribuíram. O avançado é uma das maiores promessas do futebol português, tendo sido alvo de uma intensa disputa entre FC Porto e Benfica quando começou a dar nas vistas no Paivense. “Chegou a ir fazer testes ao Braga e jogou um torneio pelo Benfica, em que foi considerad­o o melhor jogador, mas o coração de portista acabou por prevalecer sobre tudo o resto no momento de escolher”, conta a O JOGO António Sousa, o treinador do jovem nos sub-15 da equipa de Castelo de Paiva, garantindo que até o Sporting se mostrou interessad­o em contratá-lo, mas não chegou a tempo.

Introduzid­o no futebol por uma professora, que o viu a jogar no recreio da escola e o indicou ao marido (treinador dos infantis do Paivense), Rui Pedro revelou a veia goleadora desde cedo. “No primeiro jogo [Feirense] que fez por nós [iniciados], só entrou na segunda parte e ainda fez três golos. Empatámos 3-3”, recorda António Sousa, que desde então tem acompanhad­o com curiosidad­e o percurso de um avançado que compara a Falcao e em quem o FC Porto deposita muitas esperanças. Aliás, os dragões incluíram-no no grupo “Potencial Jogador de Elite”, pelo qual passaram também André Silva ou Rúben Neves, que se focava na correção de lacunas, no melhoramen­to da técnica individual e na potenciali­zação do que cada um tinha de melhor.

Campeão da II Liga e de Juniores na última época, começou a temporada com a equipa de Luís Castro – ultimament­e tem sido Folha a utilizá-lo mais –, depois de ter renovado contratoat­é2021,ficandocom uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. O processo foidemorad­o,umavezquee­ra muito assediado pelo Benfica e por alguns clubes ingleses, mas o coração portista voltou a falar mais alto. Agora só lhe falta concretiza­r o maior sonho: fixar-se e estrear-se pela equipa principal, depois de Lopetegui lhe ter dado o gosto de treinar com ela em novembro de 2014.

 ??  ?? Aos 18 anos, Rui Pedro está a afirmar-se como goleador
Aos 18 anos, Rui Pedro está a afirmar-se como goleador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal