O Jogo

Só golos made in Portugal

Os sadinos são a única equipa cujos golos apontados no campeonato têm o cunho exclusivo de jogadores nacionais. Até aqui partilhava­m esse registo com o Belenenses

- CARLOS LOPES

O espanhol Juanto, do Belenenses, marcou ao Nacional anteontem, pelo que o V. Setúbal passou a ser a única equipa da I Liga só com golos apontados por jogadores de nacionalid­ade portuguesa

No que respeita a golos, em Setúbal pode dizer-se que o que é nacional é bom. Na verdade, o Vitória local é a única equipa do campeonato cujos golos foram apontados na totalidade por jogadores portuguese­s. Até ao momento, os sadinos somam 21 tentos marcados na I Liga, sendo que dois foram autogolos do central Pica, do Tondela, no triunfo dos sadinos por (3-0) no Estádio do Bonfim, na primeira volta da competição.

Neste capítulo, os sadinos estavam empatados com o Belenenses, mas o golo do espanhol Juanto, frente ao Nacional, na passada jornada, deixou a equipa vitoriana no comando deste ranking, um registo que não deixa de ser assinaláve­l, até porque, no plantel vitoriano, há nove jogadores estrangeir­os.

Edinho é o rei dos marcadores sadinos na I Liga, com cinco tentos, seguido de João Amaral e André Claro, ambos com quatro golos, sendo que este último já não faz parte do plantel vitoriano, uma vez que se mudou, no mercado de transferên­cias de inverno, para o Estoril. O central Frederico Venâncio surge logo atrás, com três golos marcados na principal competição nacional. Com um golo apontado, fecham esta lista Fábio Pacheco, Zé Manuel e Vasco Fernandes, sendo que este último, apesar de ter dupla nacionalid­ade (guineense), nasceu em Olhão, no Algarve, e foi internacio­nal jovem por Portugal.

O V. Setúbal é, assim, a única equipa a disputar o principal campeonato português cujos golos saíram dos pés e das cabeças de jogadores de nacionalid­ade portuguesa. Um feito que passou a ser exclusivo após a 21.ª jornada e que assume relevância num futebol cada vez mais globalizad­o. No plantel sadino há jogadores de campo do Congo, Camarões, Croácia, Nigéria e Brasil, no total de nove, mas ainda não marcaram qualquer golo.

 ??  ?? Edinho, internacio­nal português, marcou cinco golos
Edinho, internacio­nal português, marcou cinco golos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal