O Jogo

Top 10 europeu tem seis lusos

Portugal já apurou 11 atletas para o Europeu de Belgrado, onde terá candidatos a medalhas

-

Patrícia Mamona, Marcos Chuva e Nelson Évora, mas também Tsanko Arnaudov, estão a revelar uma forma que lhes permite pensar em pódios no primeiro grande compromiss­o da época, entre 3 e 5 de março

Já há 11 portuguese­s com a presença praticamen­te assegurada no Europeu de pista coberta, que se realiza a3, 4 e 5 de março em Belgrado, na Sérvia, mas este início de época está a ser promissor como poucos. Patrícia Mamona, Marcos Chuva, Nelson Évora, Susana Costa e os lançadores Arnaudov e Belo estão todos em lugares cimeiros do ranking europeu.

Faltam ainda duas semanas para que o prazo de mínimos termine, mas nota-se que há mais apurados nos concursos (6) do que nas corridas (5), com hegemonia do sector de saltos: quatro atletas.

Na sequência da excelente campanha olímpica do verão passado, Patrícia Ma mona surgiu neste inverno mais forte do que nunca, ultrapassa­ndo várias vezes os 14 metros, pa-tamar ondejam ais tinha chegado em igual período no pas-sado. Anteontem, em Pombal, afirmou: “Quero, definitiva­mente, lutar pelas medalhas, que acho que é bem possível”. Mamona ocupa neste momento a segunda posição no ranking europeu e beneficia claramente da crise russa. Susana Costa, sétima do ano com 13,94 metros, está igualmente a fazer uma boa temporada, faltando-lhe “apenas” passar dos 14.

Nelson Évora é outra das esperanças. Meses depois de ter trocado de treinador, notamse algumas mudanças na forma como aborda a chamada (corrida mais curta e rápida). Não havendo ainda melhorias na distância do salto – com 16,57 metros, é 11.º mundial e sexto europeu –, é natural que suba no ranking até chegar a Belgrado, onde quer revalidar o título de há dois anos.

O regresso de Marcos Chuva a um grande palco é outra boa novidade, depois de quase quatro anos de ausência. Com os 7,91 m de anteontem, ocupa o quinto lugar nas listas europeias e se quiser lutar por medalhas na Sérvia deverá ter de saltar mais per todos oito metros. Finalmente, os doispes is tas,Tsanko Ar naud ove FranciscoB­elo, sãorespeti­vamen te oitavo e décimo europeus deste ano e tiveram um início de época fulgurante. Espera-se mais de Tsanko, já medalhado no Europeu ao ar livre, do que de Belo, mas ambos têm a ambição de chegar à final.

 ??  ?? Mamona tem três saltos entre os sete melhores do ano
Mamona tem três saltos entre os sete melhores do ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal