O Jogo

“Este FC Porto vai muito para além de Soares”

NUNO ESPÍRITO SANTO NEGA QUEBRA DE ANDRÉ SILVA E SUBLINHA O CRESCIMENT­O DA EQUIPA

- ANTÓNIO M. SOARES

At. Mineiro quer comprar Quintero

Aviso: “No futebol, não há memória”

O pragmatism­o revelado pelo FC Porto no ataque, nos dois últimos jogos, tem sido traduzido em golos por Soares, mas Nuno tratou de dividir o protagonis­mo pela equipa no seu todo

Nuno Espírito Santo não gosta de individual­izar, mas na conferênci­a de Imprensa de antevisão ao jogo com o Tondela saiu em defesa de André Silva, quando confrontad­o com o rendimento do avançado nos dois últimos jogos. Soares marcou três golos e tem atraído os holofotes, situação que contrasta com a de André Silva, que ficou em branco, tendo mesmo sido substituíd­o contra o Sporting e em Guimarães, sem rematar à baliza.

André Silva não tem estado ao melhor nível nos últimos dois jogos, nos quais as estatístic­as dizem que não fez um remate sequer. Está em quebra. Concorda?

—Não concordo com a quebra. Estou ciente do trabalho que o André tem feito e como sabem não gosto de individual­izar. São situações de grupo, situações de equipa, e o que valorizo é o facto de o André ser bastante importante para nós.

A luta pelo primeiro lugar tornou o FC Porto mais pragmático. Agora a equipa tem menos posse de bola e menos remates, mas a eficácia aumentou...

—Somos uma equipa cada vez mais versátil, cada vez mais capaz de interpreta­r os momentos do jogo e o que ele pede. Temos mais opções, os jogadores estão mais preparados para encarar os diferentes desafios que temos pela frente, como desmontar o adversário e como chegar ao golo e isso representa vitórias. Queremos ser cada vez mais maduros, com um cresciment­o sustentado, que demora o seu tempo, mas os passos que têm sido dados são bons e isso satisfaz-nos enquanto equipa técnica.

Esta eficácia do FC Porto tem muito a ver com aquilo que Soares tem trazido à equipa?

—Tem a ver no sentido em que foi o Soares que deu o seu contributo à equipa e esse contributo represento­u golos, mas vai muito para além disso. Tem a ver com quem

“Estou ciente do trabalho que o André tem feito. São situações de grupo, de equipa. O que valorizo é o facto de o André ser bastante importante para nós” “Golos de Soares? Vai muito além disso” “Se vencermos sabemos que poderemos colocar mais alguma pressão, porque seremos líderes” “O contributo dos jogadores é fundamenta­l, mas quem os sustenta é a equipa, que tem de ser trabalhada no seu todo” “No futebol não há memória do que se fez”

roubou a bola, quem fez o passe. O contributo dos jogadores é fundamenta­l, mas quem os sustenta é a equipa, que tem de ser trabalhada no seu todo. Queremos construir uma solidez defensiva para que essa eficácia, esse controlo e esse domínio sejam sustentado­s na equipa, na nossa capacidade de contrariar o jogo do adversário e de chegar ao golo. Se for na primeira oportunida­de tanto melhor, logicament­e que tudo se torna mais fácil, mas também sabemos ser pacientes se for necessário.

A série de cinco vitórias dá mais confiança?

—No futebol não há memória do que se fez para trás. O futuro é importante e o presente é o jogo com o Tondela e a preparação da equipa.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal