O Jogo

Geraldes forçado a descer aos bês

Médio defrontou ontem o Varzim contra a vontade

- FILIPE ALEXANDRE DIAS

João de Deus demitido: Luís Martins assume a B para salvar projeto

Médio de 21 anos não escondeu a azia por ficar na bancada no regresso ao Moreirense e também expressou descontent­amento por ser agora opção para tentar salvar equipa secundária da descida

Não está a ser pacífica a reintegraç­ão de Francisco Geraldes no Sporting. O internacio­nal sub-21 português, que passou a primeira metade da época emprestado ao Moreirense, foi resgatado aos cónegos durante o mercado de inverno para se reincorpor­ar no plantel às ordens de Jorge Jesus e dar maior forma à reconversã­o do elenco com base mais assente nos valores provenient­es da formação – uma nova ordem preconizad­a pela Sporting SAD –, mas o médio foi ontem obrigado a jogar pela equipa B. O cenário desagradou em absoluto ao jogador, que, apurou O JOGO, até recusou num primeiro momento alinhar no duelo perante o Varzim (ler mais informação nas páginas 6 e 23). Porém, o atleta não teve outra escolha senão acatar a ordem e cumpri-la, à luz do profission­alismo e do respeito pelas suas obrigações contratuai­s e, apesar de ser o melhor em campo, não evitou nova derrota, que deixou os verdes e brancos ainda mais próximos da descida de escalão. Ainda sem ter sido opção para Jesus e agora na contingênc­ia de se tornar opção de recurso para salvar os bês, Francisco Geraldes deixou internamen­teexpresso o seu descontent­amento, num processo cujo tom, sublinhe-se, lhe tem desagradad­o desde o início.

A progredir nos minhotos de forma assertiva, Francisco Geraldes foi um dos esteios do coletivo que venceu a Taça da Liga há pouco mais de duas semanas. Ao jogador foi declarado pela SAD leonina de que janeiro passado era a altura ideal para regressar à base, sob pena de se perder igual oportunida­de no futuro. Motivado, o centrocamp­ista brilhou na final da prova acima referida, frente ao Braga, mas ao contrário de Daniel Podence e João Palhinha, ainda não calçou com o leão de novo colado ao peito, embora tenha sido sempre chamado. Sem sair do banco no clássico do Dragão, Francisco Geraldes nem sequer entre suplentes figurou na deslocação justamente a Moreira de Cónegos–que para si encerrava especial significad­o – e viu o desafio da bancada. Aliás, o 18 ainda não se estreou oficialmen­te pela equipa principal leonina.

Pior ficou o estado de espírito do jogador ao ser-lhe apontado o caminho do esquadrão B, quando o seu processo de reintegraç­ão tinha marca de elenco A, no sentido inverso às de André Geraldes e Ryan Gauld, dupla “arrancada” de Setúbal em janeiro e que tem operado com os bês. Francisco Geraldes voltou ao Sporting num contexto de luta por um lugar nas primeiras escolhas de Jesus, mas a má fase da formação secundária suscitou o pedido feito anteontem ao jovem atleta de 21 anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal