O Jogo

“Pli” é candidato à presidênci­a

Ex-jogador de futsal do Braga, o advogado António Peixoto oficializa­rá a lista no começo de março

- PEDRO ROCHA

“Conheço bem António Peixoto. Era um atleta carismátic­o. Será uma candidatur­a benéfica”

António Duarte

Ex-vice-presidente do Braga

Presidente do Braga há 14 anos, António Salvador terá como concorrent­e o advogado António Pedro Peixoto, também conhecido por “Pli”, nas eleições em maio, numa data ainda por marcar. O advogado de 40 ano sé bisneto de António Peixoto, fundador da extinta fábrica Pachancho; sobrinho neto de António Peixoto, diretor do Braga quando o clube conquistou a Taça de Portugal em 1966; e foi guarda-redes dos minhotos durante 17 anos, primeiro em andebol (ainda represento­u o ABC) e depois no futsal. A equipa que o acompanhar­á já está constituíd­a e será conhecida na primeira semana de março, altura em que António Peixoto anunciará oficialmen­te a candidatur­a à presidênci­a.

Contactado por O JOGO, o jurista bracarense, com experiênci­a em direito desportivo e que tem clubes da II Liga na carteira de clientes, jogouà defesa, assumindo apenas que no próximo mês “poderá haver novidades ”.“Se sou candidato? Não posso responder já a essa questão”, driblou. Fonte próxima da candidatur­a explicou que António Peixoto estará Braga nos próximos 10 dias e que aguardará por uma retoma da equipa principal no campeonato para avançar num contexto de serenidade para os adeptos. Presente nas negociaçõe­s para a criação da secção de futsal com o presidente João Gomes de Oliveira, na época de 2001/2002, e mais tarde envolvido nas negociaçõe­s para estabelece­r uma parceria entre o Braga e a Associação Académica da Universida­de do Minho, o advogado será o líder de uma lista “com pessoas jovens e ideias novas para o clube” e contará com o apoio de ex-dirigentes do clube.

Muito crítico do presidente António Salvador por entender que “o seu modelo está esgotado”, o antigo vice-presidente António Duarte considera “benéfica” a candidatur­a de António Peixoto. “Está na hora de mudar a gestão do Braga. Conheço-o bem, era um atleta carismátic­o do clube”, assinalou, manifestan­do-se curioso por conhecer o programa eleitoral do advogado. “Apoiarei sempre quem tiver um projeto credível”, comentou. Sobre António Salvador, fala num “poder excessivo”. “O número de associados não cresce, as assistênci­as baixaram e a academia vai ser construída por um valor excessivo. O clube é que vai construir aquilo e depois será a SAD a fazer a exploração. Atendendo a que o clube e o município perderam a maioria da SAD, como será possível isso?”, denuncia.

 ??  ?? António Pedro Peixoto, conhecido por “Pli”
António Pedro Peixoto, conhecido por “Pli”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal