O Jogo

“Estive sempre muito estável”

João Sousa está nos quartos de final do Open da Argentina, após bater dois jogadores da casa: Zeballos (69.º) e Delbonis (45.º)

- MANUEL PEREZ

Pela 17.ª vez na carreira, João Sousa (41.º mundial) atinge, pelo menos, os quartos de final de um certame do ATP World Tour. Na terra batida de Buenos Aires, reconhece sentir-se muito cómodo...

Para já, não podia estar a correr melhor o regresso do minhoto ao “Golden Swing” – a campanha de torneios em courts de pó de tijolo, na América do Sul. No Open da Argentina, o português e sexto cabeça de série, começou por ganhar (madrugada de quartafeir­a em Portugal), ao argentino Horacio Zeballos (69.º), por 6-2 e 7-6 (7/4), em 1h20, consideran­do ter sabido adaptar-se “bem às condições difíceis, provocadas pela humidade” para alcançar um êxito apoiado na “acutilânci­a durante um primeiro set sempre por cima e de um segundo em que fui muito sólido no tiebreak”.

Já ontem, ao início da noite portuguesa, venceu, por 7-5 e 6-3, em 1h24, o mais recente herói do ténis albicelest­e: Federico Delbonis (45.º). O esquerdino, natural e residente em Azul, na província de Buenos Aires, conquistou o quinto e último ponto da vitória (3-2) sobreaCroá­cia,nafinaldaT­aça Davis, em dezembro, em Zagreb.

O primeiro set teve cinco breaks, marcando Sousa a diferença no conseguido no último jogo (7-5). Na segunda partida, nova quebra de serviço em momento crucial: 5-3!

“Sabia que ia ser difícil, frente a um adversário que gosta deste tipo de superfície­s, serve muito bem, estava a jogar em casa, e tudo isso era para mimumenorm­edesafio.Consegui estar sempre muito estável durante o encontro, a todos os níveis, e agora quer seja o Nishikori [5.º] ou o Schwartzma­n (50.º), importa desfrutar destas vitórias e depois pensar no que vem a seguir”, disse, a O JOGO, o número um português.

 ??  ?? João Sousa bateu dois argentinos: Horacio Zeballos e Federico Delbonis
João Sousa bateu dois argentinos: Horacio Zeballos e Federico Delbonis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal