O Jogo

Equipas à prova de Jonas

Goleador nunca marcou a FC Porto, Sporting e Rio Ave, que estão no mapa do título

- MARCO GONÇALVES

Ezequiel Barco, jovem médio-ofensivo referencia­do pelas águias “Olho muito para Cervi”

Marítimo e Estoril são as principais vítimas do avançado entre as equipas que faltam enfrentar na prova, mas o avançado até decidiu na última época em Paços de Ferreira, adversário que se segue

bb bD eregressoà titularida­de um mês depois, após nova lesão que o condiciono­u nos últimos jogos, Jonas voltou, frente ao Belenenses, aos golos. O camisola 10 não escondeu a emoção no momento dos festejos, assim como todos os colegas, que o engoliram para celebrar o 4-0. O golo animou também Rui Vitória, que no final da partida fez questão de destacar a importânci­a do goleador brasileiro, frisando que este terá ainda um papel determinan­te no que resta da época do Benfica. Melhor marcador da Liga em 2015/16, o avançado já fez vítimas entre seis dos nove adversário­s que o campeão nacional ainda tem pela frente na prova, mas, com a luta pelo título tão disputada,Jonas está pressionad­o para quebrar um enguiço e aumentar a sua eficácia perante opositores tão difíceis como FC Porto, Sporting e Rio Ave – está em branco perante os rivais das águias, enquanto ante os vila-condenses marcou apenas na Luz –, jogos fundamenta­is para que o emblema benfiquist­a consiga reforçar a sua candidatur­a à conquista do inédito tetracampe­onato.

Goleadas no reduto encarnado nas duas últimas épocas, Marítimo e Estoril foram as duas equipas, entre os próximos confrontos, que mais golos sofreram do camisola 10. Mas Moreirense e V. Guimarães também já foram alvos da sua eficácia, assim como Boavista (deu o triunfo em 2015/16 aos 90’+4’) e Paços de Ferreira – Jonas fez o 2-1 no triunfo por 3-1 da última época frente ao adversário que se segue na Liga.

“Está a querer atingir o nível que tem, de qualidade e de rendimento. Ainda não teve nesta época a regularida­de ao nível dos números das duas épocas anteriores. É importante contar com ele, porque, em dia sim, ele e Mitroglou tornam-se muito difíceis de parar”, disse no final da receção ao Belenenses, Rui Vitória, reforçando: “Jonas ainda vai muito a tempo de contribuir com a sua qualidade para a equipa e espero que as lesões terminem, porque já merecemos ter todos à disposição.”

Com apenas 1146 minutos este ano, em 19 jogos, tem sofrido muitos problemas físicos, mas leva ainda assim já dez golos. À procura da melhor condição física – o melhor que conseguiu neste ano foi somar sete jogos seguidos no onze –, o atacante apresenta, porém, números de respeito nas últimas nove jornadas; em 2014/15, fez dez golos nos derradeiro­snove embates da Liga, enquanto na última temporada marcou seis.

“Ainda não teve, esta época, a regularida­de das anteriores. Ainda vai muito a tempo de contribuir”

Rui Vitória

Treinador do Benfica

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal