O Jogo

Só um debutante num mar de tubarões

Leicester, em ano de estreia, é a surpresa maior entre os oito sobreviven­tes da Champions. A elite – Real, Barcelona e Bayern – nunca falha

- ANTÓNIO PIRES

Desde 2013, três equipas atingiram sempre esta fase da competição e o Atlético de Madrid só falhou em 2013 (não participou). Juventus, Dortmund e Mónaco não são novatos por estas andanças

Numa altura em que se fala com insistênci­a na criação de uma Superliga Europeia – onde os gigantes do futebol europeu terão sempre lugar garantido –, os resultados da Liga dos Campeões revelam que, na prática, já existe uma espécie de clube exclusivo quando se chega às últimas etapas da prova.

Amanhã realiza-se o sorteio dos quartos de final, e das oito equipas ainda em prova apenas o Leicester nunca atingira esta fase – até porque nunca disputara a competição. Mais significat­ivo, porventura, é o facto de três equipas nunca terem falhado os “quartos” desde 2013 – e até recuando mais se o desejássem­os. Real Madrid, Bayern e Barcelona têm dominado a prova milionária este século, mas acentuando essa supremacia nos últimos anos. Há ainda um outro clube que, sem nunca ter sido campeão europeu, tem emergido como potência, o Atlético de Madrid: com Simeone, leva quatro participaç­ões consecutiv­as e jogou as finais de 2014 e 2016, atingido, para já, o patamar de 2015.

Em relação aos restantes, refira-se, também não estamos perante noviços. No caso da Juventus, finalista em 2015, é a terceira vez que chega pelo menos tão longe, o mesmo sucedendo com o Dortmund, finalista em 2013. No caso do Mónaco de Leonardo Jardim há uma nota importante a referir: neste período de tempo considerad­o, o clube teve apenas duas presenças na prova – na temporada passada foi eliminado no play-off – e chegou em ambas aos quartos de final.

Em relação aos eliminados dos “oitavos”, saliente-se o caso do PSG, que falhou a quinta presença seguida nesta fase da competição.

 ??  ?? Real Madrid e Atlético disputaram as finais de 2014 e 2016 que o primeiro ganhou
Real Madrid e Atlético disputaram as finais de 2014 e 2016 que o primeiro ganhou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal