O Jogo

SOBROU UMA ARMADILHA NA FUGA AOS TUBARÕES

Cabeça de série, Portugal vai encontrar a Zâmbia, campeã africana, Costa Rica e Irão no Grupo C do Mundial de sub-20. As restrições continenta­is tiraram nomes mais sonantes do rasto

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

A formação de África apresenta-se como a ameaça mais séria e será a primeira equipa a medir forças com os comandados de Emílio Peixe, no dia 21 de maio, na Coreia do Sul. Irão fecha o agrupament­o

Portugal ficou ontem a conhecer os adversário­s da fase final do Mundial de sub20, que vai decorrer na Coreia do Sul, de 20 de maio a 11 de junho. Qualificad­a para o torneio por ter sido semifinali­sta no Europeu de sub-19, no ano passado e com estatuto de cabeça de série, a equipa lusa incorpora o Grupo C com Costa Rica (Pote 2), Zâmbia (Pote 3) e Irão (Pote 4).

É certo que, pelo menos no plano teórico, os lusos tiveram sorte, uma vez que escaparam a equipas como Argentina, México ou até Japão. Além disso, equipas da mesma confederaç­ão não se podem encontrar nesta fase, o que retirou automatica­mente nomes como Itália ou Inglatera do caminho. No entanto, apesar do favoritism­o português, os adversário­s merecem algum cuidado, principalm­ente a Zâmbia, que sagrou-se campeã africana de Sub-20 no último domingo. Regressam ao Mundial dez anos depois da última participaç­ão e estreiam-se precisamen­te contra Portugal, no dia 21 de maio, na ilha de Jeju.

Três dias mais tarde, no mesmo local, Portugal mede forças com a Costa Rica. A formação da América Central participa pela nona vez no Mundial da categoria e apurou-se à tangente para a Coreia do Sul: valeu a diferença de um golo para o Panamá no torneio da CONCACAF.

Finalmente, no dia 27, na cidade de Incheon, Portugal defronta o Irão, que regressa ao Mundial 16 anos depois da última participaç­ão.

Avançam para os oitavos de final os dois primeiros classifica­dos de cada um dos seis grupos, juntamente com os quatro melhores terceiros. A diferença de golos é o primeiro critério de desempate.

Portugal participa pela quarta vez consecutiv­a num Mundial de Sub-20, competição que já venceu por duas vezes: em 1989 (Riade) e 1991 (Lisboa)

 ??  ?? Maradona e Aimar foram convidados pela FIFA para o sorteio realizado em Suwon
Maradona e Aimar foram convidados pela FIFA para o sorteio realizado em Suwon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal