O Jogo

Tiago Monteiro: “Com este início quero ser campeão”

“Com este início, quero ser campeão”

- ANTÓNIO G. RODRIGUES

Depois do pódio na F1, Tiago Monteiro pode voltar a ter um lugar na história se conseguir ser o primeiro luso a vencer um campeonato do mundo de automobili­smo. Para já, lidera o Mundial de WTCC

Tal como há um ano, Tiago Monteiro saiu de Marrocos na frente da classifica­ção do Mundial de Carros de Turismo. A diferença é que agora não foi desclassif­icado, o que deixa boas perspetiva­s para o campeonato.

Depois do que já se viu em pista, o que espera deste ano?

—O meu objetivo era lutar pelocampeo­natoeobvia­men- te que com este início quero ser campeão. Vou ter de gerir muito bem isto porque vai haver corridas muito mais complicada­s e é nessas que podemos perder o campeonato. Este ano, temos apenas dez fins de semana, menos dois do que no ano passado, o que quer dizer que qualquer corrida falhada pode sair muito cara.

No ano passado, a prova de Vila Real teve uma enchente de fãs, apesar de estar um pouco mais atrás na luta pelo campeonato. O que espera deste ano, chegando lá na frente?

—Não me vou preocupar com o campeonato até aos três quartos do ano. Nunca é muito bom pensar nos pontos. Importante é pensar nas vitórias todos os fins de semana, estar nos pódios, e isso sim é que me vai permitir ter pontos suficiente­s para lutar pelo campeonato. No ano passado, também comecei o campeonato na liderança. Depois, tivemos a desclassif­icação em Marraquexe eumpneureb­entado,que me fez perder o comboio da luta pelo primeiro lugar. Quando cheguei a Vila Real, estava na luta pelo pódio e, este ano, espero chegar lá ainda melhor. Era excelente ser líder do campeonato.

Agora que a F1 tem nova gerência, será possível um regresso ao nosso país?

—Tudo é possível. Não é uma tarefa fácil, mas a nova gerência poderá ter outra opção e

“Objetivo nos GT é chegar às 24 Horas de Le Mans” “Espero ainda mais gente em Vila Real. O primeiro ano foi um grande sucesso e no ano passado ainda foi mais gente. Há muita gente que me diz que não pôde estar presente, mas que, este ano, não perde a corrida por nada” “Não há nada que chegue à F1. Os carros da Indy podem ser mais rápidos em reta, mas se pusermos um F1 numa oval, o F1 dá uma tareia enorme”

Anunciou um novo projeto, nos GT, com o António Félix da Costa e o Lourenço Beirão da Veiga. Tiago Monteiro revela que o objetivo passa por “participar nas 24 Horas de Le Mans em 2018”. “Sou manager dos dois e estava a trabalhar no projeto do Lourenço e a ver as opções para o futuro dele. As ambições dele andam sempre à volta de Le Mans e já havia a vontade do dono da equipa, o Ricardo Costa Campos, de ter uma equipa forte e achámos fantástico reunir estes três pilotos portuguese­s. Não foi fácil convencer a Honda, mas aceitaram”, explica. valorizar algo mais do que apenas o lado financeiro do negócio e pensar na paixão que existe na Europa. E com um circuito tão bom como o de Portimão, poderemos ter alguma hipótese.

Como está a ver o Mundial de F1 neste ano? Acha que evoluiu desde o tempo em que lá correu (2005 e 2006)?

—Desde essa altura, os tempos vinham sempre a piorar. Todos os recordes das pistas são de 2004 e 2005. Ainda apanhei os motores V10, com mil cavalos de potência, muita carga aerodinâmi­ca e pneus com mais aderência. Entretanto, com as alterações que foram sendo introduzid­as, os carros foram ficando mais lentos. Este ano, os novos regulament­os estão a permitir regressar a tempos daquela altura. Para o público não há muita diferença. Mas para os pilotos dá mais gozo.

Trocaria o GP do Mónaco por outra corrida, como fará Fernando Alonso?

—Não, não o faria. Adorava ter feito as 500 Milhas de Indianápol­is. Fiz várias provas em circuitos ovais quando corri na Champ Car, mas não esta prova. Agora, o Alonso é campeão do mundo, fez umas 300 corridas de F1, eu só fiz 37. Posso entender. Já fez tantas, tantas, que se está a marimbar. Se me perguntare­m se trocava uma corrida de WTCC em Vila Real pela Indy, não trocava. A de Marrocos? Trocava.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal