O Jogo

Otávio ainda está a “ressacar” da lesão

Desde que teve um problema na parede abdominal, em dezembro, que baixou rendimento e a influência que tinha na equipa

- CARLOS GOUVEIA

Nos quatro primeiros meses, o brasileiro somou 1591 minutos, dois golos e cinco assistênci­as. Nos últimos três, jogou dez por cento do tempo e só teve uma ação decisiva: passe para um golo de Soares

Otávio foi um dos destaques da primeira metade da época do FC Porto, com grandes exibições e um golo importante ao Copenhaga, mas os últimos meses têm sido bem diferentes. Uma lesão na parede abdominal (uma pequena hérnia inguinal) levou o brasileiro à mesa de operações em dezembro e a “ressaca” desse problema parece que ainda não passou. Isto porque o rendimento caiu a pique desde que voltou à competição, em meados de fevereiro.

Em Braga, Otávio foi lançado a sete minutos do fim, mas praticamen­te não tocou na bola e ainda se envolveu em picardias e viu um amarelo. Nos últimos jogos, somou poucos minutos e apenas uma ação importante: aconteceu na única vez em que foi titular depois da operação, com o Tondela, em que ofereceu um golo a Soares.

Os números revelam um Otávio bem diferente antes e depois da operação à hérnia inguinal. Nos primeiros quatro meses da época, de agosto ao início de dezembro, foi titular indiscutív­el (20 jogos nessa condição), somando 1514 minutos de utilização entre campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões. Fez dois golos, ao Copenhaga e ao Gafanha, e ofereceu mais cinco: Felipe (Roma), Herrera (Rio Ave), André Silva (Boavista, Nacional) e Layún (Brugge).

Depois, passou dois meses e meio sem jogar. Nuno Espírito Santo ainda lhe ofereceu a titularida­de como Tondela, no primeiro jogo que fez após a lesão, mas depois só entrou alguns minutos, estando ainda à procura da forma que o levou a ser notícia no Brasil e até colocado na rota da seleção canarinha. Nos últimos três meses, Otávio só tem 159 minutos nas pernas.

Convém dizer que o aparecimen­to em grande de Brahimi, precisamen­te a partir de dezembro, também contribuiu para o “eclipse” de Otávio.

 ??  ?? Otávio é o rosto da desilusão após o empate em Braga. Aqui agradece o apoio dos adeptos
Otávio é o rosto da desilusão após o empate em Braga. Aqui agradece o apoio dos adeptos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal