O Jogo

Ala esquerda rodou 12 vezes

Nas duas últimas partidas, Vitória apostou em Grimaldo e Rafa, algo que nunca acontecera

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

CONTRASTE 29 No corredor direito das águias, Rui Vitória encontrou uma solução de estabilida­de: Nélson Semedo e Salvio já foram parceiros em 29 jogos

Rui Vitória teve, ao longo de toda a temporada, dificuldad­es em estabiliza­r uma dupla no corredor esquerdo da sua equipa. Ora por questões físicas que fizeram parar alguns atletas, ora pela rotativida­de movida por opções táticas, o técnico do Benfica já fez alinhar doze duplas diferentes pela ala esquerda enquanto que, pela direita, apenas lançou sete duplas.

Nos recentes jogos com Moreirense e Marítimo, as duas últimas partidas oficiais das águias, os alas no lado canhoto foram Grimaldo e Rafa, algo que antes nunca acontecera. Este emparelham­ento apenas agora se viu por um lado porque o espanhol falhou diversos jogos por ter sido operado à parede abdominal e, por outro, porque o internacio­nal português demorou a assumir-se como titular. De resto, a dupla mais vezes utilizada até ao momento foi a de André Almeida e Cervi, que começaram juntos oito partidas oficiais em 2016/17. A outra dupla que mais vezes (sete) andou alinhada foi Grimaldo/Cervi, que prevaleceu numa fase mais inicial da época e foi quebrada pela lesão do espanhol, assim como o par Eliseu/ Zivkovic.

O contraste com a “vida” no corredor direito é, de resto, notória. A estabilida­de por ali, pelo menos no que às escolhas de intérprete­s diz respeito, é maior, com quase metade da alternânci­a. Nélson Semedo, como defesa, e Salvio, como extremo, já alinharam juntos em 29 jogos e esse emparelham­ento não tem rival. A dupla que mais foi utilizada logo a seguir a estes tem Semedo também como elemento, mas com a presença de Carrillo: mesmo assim, os dois só fizeram parceria na direita em cinco ocasiões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal