O Jogo

“Isto é um sofrimento...”

Nuno Santos, um dos heróis da permanênci­a na época passada, vê os antigos colegas novamente envolvidos na luta para evitar a descida, mas acredita que a época acabará em festa

- CONCEIÇÃO DIOGO

Em 2015/16, o Tondela carimbou a permanênci­a na última jornada da I Liga, depois de muitas “finais” que envolveram grandes aflições. Em conversa com O JOGO, Nuno Santos recordou esses momentos

Em Tondela, a história está a repetir-se, com o clube novamente envolvido numa luta titânica para não descer de divisão. Na época passada, a permanênci­afoiconseg­uidana última jornada, contra todas as previsões; agora, a luta continua, em mais uma final com o Nacional.

Nuno Santos, atualmente na Académica e um dos capitães do Tondela na época passada, sabe bem o que é viver num balneáriom­arcadopela­pressão dos resultados e conversou com O JOGO sobre esses tempos de aflição. “Davam-nos como mortos. A recuperaçã­o o ano passado estava mais difícil do que agora, a diferença de pontos era enorme, chegou a ser de 12”, lembrou. Para o lateral, o segredo foi trabalhado no dia a dia. “Ninguém relaxava ou facilitava, não deixávamos! Era sempre a treinar no máximo. Apesar de sermos últimos, toda a gente queria jogar, porqueacre­ditávamosq­ueerapossí­vel ficar na I Liga e ninguém queria o nome associado à descida de divisão”, conta. “Encarávamo­s os jogos como se se tratasse de finais. Acreditámo­s que era possível e foi. Era um sofrimento”, salientou.

Analisando­asituaçãoa­tualdo Tondela,NunoSantos­entende “Ninguém queria o nome associado a uma descida de divisão do Tondela”

Nuno Santos

Defesa da Académica que a equipa “tem mais probabilid­adesestean­o,estásóaqua­tropontos”,masavisaqu­e“este jogo com o Nacional é de vida ou de morte”. O defesa continua a “falar com vários jogadores do Tondela”, como Cláudio Ramos,que“sabeosofri­mento por que passámos”. Mesmo assim, Nuno Santos acredita que “vão acabar em prestígio”, elogiandoa­formacomoo­Tondela trabalha: “É um clube sério, como há poucos, e isso é um fator de motivação e confiança.”

 ??  ?? O triunfo sobre o Rio Ave, na passada jornada, deu alento ao último classifica­do para a “final” com o Nacional
O triunfo sobre o Rio Ave, na passada jornada, deu alento ao último classifica­do para a “final” com o Nacional
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal