O Jogo

KROVINOVIC NO 4X3X3 É ARMA PARA O DRAGÃO

Jonas vale por 50 equipas europeias

- VÍTOR RODRIGUES MARCO GONÇALVES

O líder dos goleadores do campeonato nacional bate, a nível interno, o rendimento de tiros certeiros de uma dezena de emblemas que têm igual ou menor apetência pelas balizas adversária­s

Jo na sé nome de goleador, de um avançado que desde a sua contrataçã­o, em regime livre, ao Valência, escreveu a sua história de águia ao peito com golos, num caudal que se iniciou em 2014/15, mas conhece agora um seguimento naquele queéoarran quem ais letal do brasileiro na sua carreira. Olhando só para tiros disparados no campeonato, o camisola 10 está com uma cadência, eficácia e pontaria que deixa para trás muitos emblemas europeus.

Na presente edição da Liga, o jogador de 33 anos soma 13 golos, depois de somado o que abriu caminho ao triunfo do Benfica em Guimarães, no jogo de anteontem. Para além de ter apontado o tento 150, em todas as provas, desde que chegou ao futebol europeu – tem 99 pelas águias e 51 pelo Valência –, em 2011, o internacio­nal canarinho apresenta uma performanc­e que vale por 50 equipas, numa análise realizada aos cinco primeiros, e por isso mais competitiv­os, campeonato­s do ranking da UEFA: Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França.

Nas referidas competiçõe­s, e num total de 98 clubes participan­tes, apenas 48 conseguira­m balançar as redes mais vezes que o dianteiro das águias, mas a média pode ainda ser estendida ao campeonato português, no qual mais de meta- de dos contendore­s não consegue superar os 13 golos de Jonas. Em 18 equipas nacionais, apenas oito ultrapassa­m essa marca e o V. Guimarães, adversário­de anteontem das águias, tem apenas mais um.

Com o atual rendimento, a sua importânci­a também ganha expressão na transposiç­ão para o ganho pontual das águias. Descontand­o os 13 golos que Jonas faturou no campeonato, o Benfica teria agora menos oito pontos – ficaria atrás de Braga e Marítimo –, pois os seus tiros valeram triunfos sobre Portimonen­se, Aves e Feirense e empates com Rio Ave e Marítimo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal