O Jogo

ABOUBAKAR JÁ DEIXOU MCCARTHY PARA TRÁS

Camaronês assinou o 23.º golo no Estádio do Dragão e ultrapasso­u o sul-africano na contabilid­ade. Quaresma é o “cliente” que se segue na mira do goleador

- CARLOS GOUVEIA

Atual avançado precisou de menos jogos caseiros para roubar o oitavo lugar da lista de melhores marcadores do estádio do FC Porto ao antigo craque. Só esta época já vai em sete golos em oito jogos

Aboubakar continua imparável neste arranque de temporada e a trepar lugares na lista de melhores marcadores do Estádio do Dragão. No último fim de semana fez o 3-0 ao Belenenses (num lance de pura classe) e passou a ver McCarthy pelo retrovisor, subindo ao oitavo lugar do ranking global - era o 13º antes do primeiro jogo oficial de 2016/17. O camaronês soma agora 23 golos caseiros, mais um do que os conseguido­s pelo sul-africano no Estádio do Dragão. E como tem uma eficácia superior, precisou de menos quatro jogos para o ultrapassa­r. Convém aqui dizer que Benni saiu do FC Porto com 38 golos marcados em casa, mas destes houve 15 que foram apontados no Estádio das Antas.

Aboubakar tem agora outra referência do FC Porto no encalço: Ricardo Quaresma, que tem mais cinco golos do que o camaronês no Dragão. O “Mustang”, porém, precisou de 111 jogos para lá chegar, tendo como atenuante o facto de não ser ponta de lança.

Trepar mais alguns lugares nesta tabela está perfeitame­nte ao alcance do camaronês, sobretudo se for capaz de manter a média atual: sete golos em oito jogos como visitado. O quinto lugar do ranking, por exemplo, está a oito golos de distância, sendo ocupado por Varela (em 114 jogos), o extremo que entretanto saiu para o Kayserispo­r e que visitou o Dragão a meio da semana passada para ver o jogo com o Leipzig.

Esmiuçando os golos de Aboubakar no Estádio do Dragão são 18 para o campeonato, quatro para a Liga dos Campeões e um para a Taça da Liga. Falta-lhe a Taça de Portugal e a Liga Europa, provas em que fez apenas um jogo pelo FC Porto. Na prova rainha, poderá ter nova oportunida­de já a 17 deste mês quando o Portimonen­se jogar no Norte do país.

Curiosamen­te, os três primeiros golos caseiros de Aboubakar foram na Liga dos Campeões. A estreia foi diante do BATE Borisov (17 de setembro de 2014), quando entrou aos 64’ e a tempo de contribuir com um golo para despachar os bielorruss­os por 6-0. Depois, marcou ao Shakhtar Donetsk no empate 1-1 e ao Basileia no triunfo por 4-0 dos oitavos de final da prova (2014/15).

O Moreirense foi a maior vítima até à data, com três golos sofridos, todos no mesmo jogo e esta temporada, naquele que foi o único hat trick do avançado pelo FC Porto. O V. Guimarães sofreu dois golos de uma vez (agosto de 2015) e, depois, há apenas duas equipas a quem marcou em dois jogos: Arouca e Estoril.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal