O Jogo

KROVINOVIC DÁ FORÇA AO 4X3X3 PARA O DRAGÃO

SISTEMA Rui Vitória inovou ao lançar o camisola 20 em Guimarães, apostando num esquema capaz de oferecer soluções para embates mais duros e dando maior qualidade na circulação

- MARCO GONÇALVES

Acreditand­o que o Benfica voltará a atuar em 4x4x2 na Luz, o técnico Vítor Paneira defende, porém, que isso não significa o fim da compatibil­idade de Pizzi e Krovinovic na equipa titular

Novidade no onze lançado por Rui Vitória na visita ao reduto do V. G ui mar ães,Kr ovino vic assumiu-se como um dos melhores em campo, merecendo até elogios do próprio treinador, que, precisamen­te com a aposta no internacio­nal sub21 croata, implemento­u um 4x3x3 no Estádio D. Afonso Henriques, aocontrár iodo habitual4x­4x 2. Apoiando a estratégia seguida por Rui Vitória, Vítor Pane ira vê o modelo lançadoem Guimarães como uma “boa solução para jogos mais complicado­s e fora da Luz”, razão pela qual admite a O JOGO que aquela “poderá ser aplicada, por exemplo, na visita ao Estádio do Dragão”, para o embate com o FC Porto, agendado para 1 de dezembro.

Com apenas 40 minutos pelo Benfica na Liga antes do embate com os vimaranens­es, Krovinovic permitiu ao Benfica “ter, com o 4x3x3, uma ligação mais forte entre a equipa”, defende o agora treinador Vítor Paneira, ex-jogador de ambas as equipas. “Até esta fase, o Benfica dependia em demasia do Pizzi, que era o único responsáve­l pela construção. Com o Krovinovic, a equipa ganha mais um jogador capaz de construir o ataque eoPizzific amais solto”, afirma, sublinhand­o mesmo que a estratégia de Rui Vitória“surpreende­u” a turma vimaranens­e.

“Com este 4x3x3, o Benfica perde uma referência na área, mas ganha mais peso e qualidade na construção atrás, e se tiver boa dinâmica, conseguirá chegar com perigo à área contrária”, afirma Vítor Paneira, ainda que preveja “o regresso do 4x4x2 nos jogos em casa”. “Aí, o Benfica será mais dominante e jogará com a referência na frente. É um sistema com muitos anos no clube e que está bem vincado”, refere, frisando que isso não representa uma incompatib­ilidade entreKro vi novice Pizzi– eles que antes tinham alinhado apenas uma vez juntos de início, com o Olhanense, na Taça de Portugal. O primeiro “pode jogar mais adiantado, ou ser até o Pizzi a desviar para o corredor”.

Passado o período de adaptação, Krovinovic vai, vaticina Vítor Paneira, “impor-se no futuro”, algo em que também os responsáve­is encarnados, segundo apurou O JOGO, acreditam, jáqu ena Luz todospreve­ema afirmação definitiva do camisola 20 em breve.

 ??  ?? Krovinovic complicou bastante a vida a Celis e ainda a Rafael Miranda, médios mais recuados do V. Guimarães
Krovinovic complicou bastante a vida a Celis e ainda a Rafael Miranda, médios mais recuados do V. Guimarães

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal