O Jogo

Diversidad­e irá marcar pré-época de João Sousa

Após jogar esta semana o Nacional, vimaranens­e tem uma quinzena de férias antes de iniciar os trabalhos de preparação da nova temporada, em que terá a companhia de dois top 10

- MANUEL PEREZ

O treinador Frederico Marques definiu para O JOGO aquilo que serão as seis semanas destinadas a preparar João Sousa para os exigentes desafios de 2018. O ponto alto são os dez dias em Tenerife

Na sequência da divulgação das datas, locais e parceiros destinados a João Sousa na pré-época, o técnico Frederico Marques tem ideias muito concretas do que pretende para o atleta. Tal como vem sendo hábito, desde que se instalou em Barcelona, em setembro de 2004, a base de treino volta a ser a BTT – academia da cidade catalã à qual o vimaranens­e está ligado.

“Nos dois últimos anos estivemos com o Nadal [em Maiorca], mas decidi mudar”, começou por explicar o treinador. “Pretendo ver novas metodologi­as, novas mentalidad­irigir des, não só no que ao jogo diz respeito, mas também na preparação física, na recuperaçã­o, nas cargas e nos ciclos que utiliza a escola austríaca e alemã”, disse, já a pensar no que encontrará entre 10 e 20 de dezembro, em Tenerife, nas Canárias. Aí, Sousa terá a companhia de dois austríacos, Dominic Thiem (4.º ATP) e Sebastian Ofner (35.º), do alemão Philipp Kohlschrei­ber (29.º), do letão e antigo top 10 (2014) Ernests Gulbis (199.º) e, em princípio, do belga David Goffin (26 anos/8.º).

“Em 2014 fomos para Monte Carlo [estágio com Djokovic], também com o objetivo de conhecer o ténis de uma maneira diferente da espanhola”. A presença, há alguns anos, de Gunter Bresnik em Tenerife, durante as pré-temporadas, é uma mais valia. “Conheço bastante bem o treinador [Bresnik] do Dominic Thiem e tenho já agendados muitos treinos de intensidad­e e volume”, referiu a propósito da importante fonte de conhecimen­tos e experiênci­a do treinador austríaco, de 56 anos, que, entre outros, já orientou Boris Becker, e atualmente destaca-se pela forma como lançou Thiem na ribalta, após “pegar” no jogador quando era 130.º do ranking ATP.

João Sousa irá ainda aproveitar o facto de Michal Novotny um gabinete de fisioterap­ia em Tenerife, tendo o checo uma grande experiênci­a nessa área, adquirida nos anos de trabalho no ATP Tour. Instalada num hotel de cinco estrelas, a dupla portuguesa terá “além do ginásio com todas as facilidade­s, a praia, a montanha para treinar/passear de bicicleta e correr”. É importante trabalhar com diversidad­e para que mentalment­e estejamos o mais frescos possível”, justificou.

Depois do Natal e antes de viajar, a 4 de janeiro, para a Nova Zelândia, onde defende a presença na final de Auckland’2017, terá em Barcelona sessões com Pablo Carreño (10.º), Albert Ramos (23.º), Andrey Rublev (37.º) e Karen Khashanov (45.º).

“É importante trabalhar com diversidad­e para que mentalment­e estejamos o mais frescos possível”

Frederico Marques

Treinador de João Sousa

 ??  ?? João Sousa irá ter uma pré-temporada diferente das que tem feito nos últimos anos
João Sousa irá ter uma pré-temporada diferente das que tem feito nos últimos anos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal