O Jogo

PATRÍCIO PASSA A TRINTÃO COM SALVAS GLOBAIS

Guardião fecha hoje, em Astana, a porta da casa dos vinte com o prestígio internacio­nal em alta

- DUARTE TORNESI

Campeão europeu celebra hoje o seu 30.º aniversári­o a seis mil quilómetro­s de casa. O reconhecim­ento de trinta guardiões do presente e do passado fica patente nos parabéns dados via O JOGO

Rui Patrício vive hoje uma data marcante: o indiscutív­el número 1 do Sporting e de Portugal deixa a pujança dos vinte e entra na certeza dos trinta. Bem diferente do rapaz tímido de Marrazes que agarrou com unhas e dentes a baliza dos leões em tenra idade, Patrício é, hoje, um dos melhores guarda-redes do mundo, além de um dedicado (e babado) pai de família.

Construído através das presenças constantes nas provas europeias com o leão ao peito, o seu prestígio internacio­nal galgou para outra dimensão quando, ao serviço da Seleção Nacional, deixou boquiabert­o todo o planeta com exibições de altíssimo nível que ajudaram a empurrar a equipa das Quinas rumo ao título mais importante da sua história.

Foi nos palcos gauleses que a sua frieza, segurança, confiança e, sobretudo, o seu dom de defender penáltis abriram os olhos a grandes glórias das balizas do passado como Zoff, Marcos, Bonner, Chilavert ou Toldo que, contactado­s por O JOGO, fizeram questão de deixar simpáticas mensagens de felicitaçõ­es ao aniversari­ante. Estas estenderam-se a guardarede­s que dividiram o balneário com o número 1 do Sporting até grandes nomes da atualidade, passando por colegas de profissão que acompanhar­am o seu cresciment­o e evolução em batalhas travadas nos relvados portuguese­s e internacio­nais (ver página anterior e seguintes).

Hoje, a mais de seis mil quilómetro­s do conforto do lar, Rui Patrício ganhará, certamente, o estatuto de cromo valioso na caderneta das estrelas mundiais que já pisaram o relvado sintético do Arena Astana. Aí começará a caminhada na luta por mais um troféu que se possa juntar ao Europeu, às duas Taças de Portugal e às duas Supertaças e à Taça da Liga que já tem no currículo.

 ??  ?? Rui Patrício mantém especialid­ade: defender penáltis
Rui Patrício mantém especialid­ade: defender penáltis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal