O Jogo

Logótipo da Liga continua a complicar

O Conselho de Disciplina deu razão aos árbitros que ocultaram o “badge” Liga NOS

- CRISTINA AGUIAR

O Conselho de Disciplina (CD) da FPF notificou a Liga sobre a “conclusão do inquérito instaurado” pelo órgão disciplina­r a propósito do protesto dos árbitros, na 12.ª jornada, motivado pelo clima de suspeição em torno da arbitragem que, os levou a entrar em campo sem o logótipo da Liga NOS nasca miso las. Recorde-seque, na altura, os árbitros chegaram a ponderar a paralisaçã­o e pediram dispensa dos jogos, que depois retiraram.

O facto de os árbitros terem retirado o logótipo das camisolas levou o CD a instaurar um processo de averiguaçã­o a possíveis infrações disciplina­res. Então, os árbitros alegaram que a inserção do “logo” da Liga NOS na parte da frente das camisolas feria as normas da FIFA por ser publicidad­e.

Fonte da Liga referiu, ontem, a O JOGO, que “a argumentaç­ão agora apresentad­a para o encerramen­to do inquérito considera que o símbolo oficial da competição não consta no regulament­o como fazendo parte do equipament­o oficial.” Ainda assim, a polémica persiste. Luciano Gonçalves, presidente da APAF, prepara-se para “voltar a reunir com a Liga no sentido de ser encontrada a melhor solução”, ainda que, para já, “ninguém esteja proibido de utilizar o logótipo”. “Esta decisão vem ao encontro do que acreditáva­mos. Não somos obrigados a ostentá-lo com referência à NOS”, disse.

A Liga, por seu turno, frisa tratar-se do “badge” oficial da competição e que “desde a época 2015/16 os árbitros sempre o usaram, independen­temente de tal não estar expresso no regulament­o”. Segundo este pressupost­o, acrescenta a mesma fonte, o logótipo “da Liga NOS na parte da frente das camisolas dos árbitros não está abrangida pela proibição da FPF e da FIFA”, porque “não é publicidad­e à empresa patrocinad­ora da prova, mas tão-só a identifica­ção do nome oficial da competição”.

 ??  ?? Rui Costa foi um dos árbitros que não usou o logótipo
Rui Costa foi um dos árbitros que não usou o logótipo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal