O Jogo

Regiões, Euro e o Nobel luso

Projeto do Euro’2004 passa ao papel e Portugal surge no mapa Sampaio estava em Belém, Guterres era o primeiro-ministro e a Expo dava lugar ao Parque das Nações

-

Portugal foi um país nas bocas do mundo durante o período desportivo que culminou com o FC Porto a conquistar o pentacampe­onato. Jorge Sampaio era na altura o Presidente da República, António Guterres cumpria o primeiro mandato como primeiro-ministro em São Bento e a economia portuguesa estava em alta, com o cresciment­o do PIB a ser superior ao da União Europeia.

A Expo’98, que recebera a visita de milhões de pessoas, fechava as portas para dar lugar ao Parque das Nações em setembro,mêsemqueéa­nunciada publicamen­te a passagem para o papel de outro dos projetos mais ambiciosos a que se propunha o país: a organizaçã­o do campeonato da Europa de seleções em 2004. O evento, que teve Carlos Cruz como líder da comissão de candidatur­a e contou com o apoio de várias personalid­ades internacio­nais, levaria à construção/reformulaç­ão de dez estádios e obrigaria a um investimen­to superior a 300 milhões de euros, 25 por cento compartici­pados pelo Estado. Em novembro, os portuguese­s foram chamados às urnas para votar um referendo a favor ou contra a regionaliz­ação (asproposta­sforamlarg­amente rejeitadas) e em dezembro viram José Saramago ser escolhido como Prémio Nobel da Literatura.

O ano de 1999 arrancaria com a terceira fase da União Económica e Monetária (UEM), tornando o euro a moeda oficial em Portugal (por troca com o escudo) e em mais dez países da União Europeia. O salário mínimo voltou a aumentar em relação ao ano anterior, passando dos 293,8 para os 305,8 euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal