O Jogo

TESTE À MÁQUINA SEM MOTOR

Vukcevic é o terceiro jogador mais utilizado em Portugal. Como reagirá o Braga à sua ausência?

- PEDRO MARQUES COSTA

Nas duas ocasiões em que Vukcevic não foi titular no campeonato, o Braga goleou (6-0) o Estoril e venceu (2-0) o Aves em casa. André Horta e Danilo vão forma dupla no meiocampo pela terceira vez

Pelo meio-campo do Braga foram rodando ao longo da época jogadores como Danilo, Fransérgio ou André Horta, mas nunca Vukcevic. O internacio­nal montenegri­no é o motor da equipa, uma espécie de farol à volta do qual se orientam todos os outros jogadores; a sua influência é grande, tão grande que Abel Ferreira, um apologista da rotação, raramente prescindiu de Vukcevic. Nas 47 partidas já realizadas pelos arsenalist­as, o médio só não esteve presente em seis, e em circunstân­cias muito específica­s: foram jogos de um menor grau de dificuldad­e na Taça da Liga e Taça de Portugal, ou então por castigo, tal como acontecerá amanhã frente ao Paços de Ferreira. A única exceção à regra aconteceu na receção ao Estoril (6-0), da oitava jornada, que se seguiu a um confronto europeu frente ao Basaksehir, em que Abel Ferreira optou por fazer descansar o montenegri­no. Feitas as contas, e contabiliz­ando também os jogos realizados pelas respetivas­seleções,Vukcevicéo­terceiro jogador de campo com mais minutos de utilização em Portugal ao longo desta temporada (3964’), sendo apenas superado por dois jogadores do Sporting: Coates (4222’ ) e Bruno Fernandes (4131’).

Amanhã, em Paços, o Braga terá de encontrar forma de ul- trapassar a ausência de um dos seus principais pilares e reagir, ao mesmo tempo, ao resultado menos positivo do último sábado, um empate (2-2) em Vila da Feira que deixou os arsenalist­as a três pontos do Sporting na luta por um lugar no pódio.

Tal como já foi anunciado, o montenegri­no será substituíd­o no onze por Danilo, que só por duas vezes formou dupla no meio-campo com André Horta: foi no triunfo (2-0) com o Aves para o campeonato – Vukcevic estava castigado – e no empate (2-2) com o Portimonen­se, num jogo da Taça da Liga que só serviu para cumprir calendário. A combinação prevista para amanhã será, deste modo, testada num contexto competitiv­o de elevado grau de dificuldad­e, tendo em conta que o FC Porto perdeu (0-1) recentemen­te na Mata Real, enquanto Sporting (2-1) e Benfica (1-3) sentiram muitas dificuldad­es para sair de lá com a vitória.

No entanto, e se quiser manter a expectativ­a de continuar a lutar por um lugar no pódio, o Braga terá a obrigação de vencer o Paços, que procura somar pontos para se afastar definitiva­mente dos lugares de despromoçã­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal