O Jogo

João Sousa falhou momentos-chave

Desperdiço­u três match points no segundo set, um break a favor (4-3) no terceiro e ficou pela primeira ronda do Open de Halle

- MANUEL PEREZ

Depois de no ano passado não ter vencido qualquer encontro em três torneios na relva, o minhoto iniciou nova etapa nesse piso, mas, diante do holandês Haase, sofreu derrota “muito difícil de digerir”, admitiu

Onze meses e quinze dias após encerrar, em branco, a temporada 2017 na relva, ao perder com o alemão Dustin Brown, em Wimbledon, João Sousa voltou ontem a competir na superfície mais “traiçoeira” do circuito, mas sem conseguiu reconcilia­r-se com o triunfo.

No ATP 500 de Halle, na Alemanha, o vimaranens­e e 47.º do ranking ATP perdeu com o holandês Robin Haase (43.º), por 6-4, 5-7 e 4-6, num encontro marcado pelos três match points que teve a 5-4 (40/0) do segundo set e pelo importante break no sétimo jogo (4-3) do terceiro set, ao qual não foi capaz de dar a melhor continuida­de. “O encontro foi um pouco atípico, tendo em conta que fui bastante superior na maior parte do tempo e só não venci por não conseguir aproveitar os match points”, sintetizou João Sousa, naturalmen­te incomodado com uma “daquelas derrotas que custam muito a digerir”.

A relação com a relva já teve melhores dias. A primeira vez que participou na campanha nesse piso foi em 2014, sendo afastado na segunda ronda de Halle (face a Roger Federer), atingindo logo a seguir as meias-finais em Rosmalen (Holanda), antes de perder na estreia em Wimbledon. Em 2015, jogou quatro provas e venceu dois encontros; em 2016, após perder a abrir em Halle e Nottingham, quebrou o jejum em Wimbledon, onde só foi travado na terceira ronda. Em 2017, fracassou em toda a linha( Halle, AntalyaeWi­mbledon) e será com derrot asnos últimos cinco encontros na relva que, na próxima semana, regressa aAntalya(Turqu ia ).

 ??  ?? João Sousa nunca perdera duas vezes seguidas na abertura da temporada de relva
João Sousa nunca perdera duas vezes seguidas na abertura da temporada de relva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal