O Jogo

Marrocos tem paixão por Ronaldo

Marroquino­s explicam a relação e pedem-lhe que “saia ao intervalo”

- PEDRO ROCHA

Bélgica-Panamá 3-0

Tunísia-Inglaterra 1-2

Enviados especiais a Kratovo Textos MANUEL CASACA Fotos LEONEL DE CASTRO

“Se marcar dois golos logo na primeira parte, então que saia” Ali

“A camisola dele é a mais vendida em Marrocos. Messi não tem a mesma projeção” Hassan

Entre os marroquino­s que já jogaram em Portugal, Hassan diz que é impossível dominar CR7, a celebridad­e que dá “prestígio” ao seu país . Ali propõe moderação nos golos e que saia... ao intervalo

É sem grande convicção que o faz, porque acha que Ronaldo nunca levanta o pé do acelerador, mas não lhe custou nada pedir. “Se marcar dois golos logo na primeira parte, en- tão que saia ao intervalo para se poupar a pensar nos oitavos de final”, atira, com humor, Ali, ex-jogador de Marítimo e Boavista e ex-internacio­nal por Marrocos, país onde CR7 é admirado não só por ser estrela planetária mas também pela ligação especial que os une. O capitão português viaja com frequência para terras marroquina­s, sobretudo Marraquexe, cidade onde tem projetado abrir um hotel já em 2019. Aliás, através de O JOGO, Ali propõe até outro negócio a Ronaldo. “Se ele ganhar este jogo e também o Mundial, então que leve a taça quando for passar férias a Marrocos e depois até pode tornar-se no nosso embaixador numa próxima candidatur­a à organizaçã­o do campeonato do mundo.”

A exibição de Ronaldo com a Espanha acentuou a admiração desportiva pelo craque português, assim como o receio de que a veia goleadora se mantenha no jogo de amanhã. Hassan, avançado que brilhou no Farense e no Benfica, ajuda a explicar a popularida­de de CR7 em Marrocos. “A camisola dele, do Real Madrid ou da seleção de Portugal, é a mais vendida. Todos os miúdos dizem que sonham ser como ele: imitam as fintas, a forma de festejar os golos e até o penteado. O Messi não tem a mesma projeção”, afiança, reconhecen­do que as férias de Cristiano em Marrocos “têm dado enorme prestígio” ao país. “É um orgulho para nós, porque ele é sem- pre notícia. É claramente a grande figura do Mundial, parece que veio de outro planeta. Não é qualquer um que faz um hat trick contra a Espanha ou aquele golo de bicicleta fenomenal à Juventus. Dificilmen­te aparecerá alguém como ele nos próximos anos. Para além de todas as qualidades técnicas que possui e de ser um grande atleta, é muito forte mentalment­e”, reforça o ex-avançado.

Desde que o sorteio do Mundial ditou a coexistênc­ia com Portugal na fase de grupos que Cristiano Ronaldo se tornou num tema diário em Marrocos. Como travá-lo? “Não se fala de outra coisa e chegamos sempre à mesma conclusão: éim possível. Mesmo quando está num

dia muito mau, pode ser letal”, prossegue Hassan.

Atual treinador do Chartres, da III Divisão de França, Ali chegou a cruzar-se com Ronaldo em campo, quando o português ainda representa­va o Sporting, e tem a certeza de que este seria “o mesmo” até “nos distritais”. “Joga sempre a cem por cento. Tem uma mentalidad­e competitiv­a incrível. Tive essa perceção nas ocasiões em que o defrontei e estou sempre a contar isso aos meus jogadores. É um exemplo e está em grande forma”, remata.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal