O Jogo

// Boavista: avançado camaronês Koneh assinou

O segundo melhor marcador do Campeonato de Elite da AF Aveiro é também um especialis­ta a bisar

- CRISTINA AGUIAR

Aos 23 anos, Ibrahim Koneh salta dos distritais para a I Liga. António Caetano, que o orientou no Lourosa, garante que é um grande finalizado­r, só tem “de ser mais rigoroso em termos táticos”

IbrahimKon­eh,de 23 anos,éo segundo reforço oficializa­do pelo Boavista, depois de assegurado o guarda-redes brasileiro Helton Leite. O avançado camaronês assinou um contrato válido por três temporadas e traz o rótulo de matador. Koneh foi o segundo melhor marcador do Campeonato de Elite da AF Aveiro, com 23 golos, e o que mais contribuiu para tornar o ataque do Lourosa no mais eficaz da prova.

Descrito como um jogador polivalent­e, que pode atuar nos flancos, Koneh é também perito a bisar – fê-lo quatro vezes numa só época –, e atraiu atenção dos olheiros do Boavista e do Nacional, clubes que fizeram questão de acompanhar de perto a segunda melhor campanha do jogador em Portugal. Em 2016/17, o seu poder concretiza­dor já impression­ara ao serviço do Esmoriz (21 golos). “Estou muito contente e vou dar tudo”, promete Koneh, em declaraçõe­s na página do Boavista.

Trata-se de um valor no qual os responsáve­is têm grande esperança e está na senda de Yusupha, um jovem avançado provenient­e dos marroquino­s do FUS Rabat, que se estreou na Liga portuguesa, frente ao FC Porto, na época finda.

Koneh apresenta “uma boa margem de progressão”, mas “tem de rever alguns conceitos” explicados por António Caetano, seu ex-treinador no Lourosa: “Terá de ter maior disponibil­idade para o treino, ser mais rigoroso e ter mais responsabi­lidade em termos táticos.”

O antigo lateral do Boavista avisa que na I Liga “os companheir­os de equipa vão exigir mais dele”, mas tem a certeza de que “o que ainda lhe falta será, facilmente, adquirido por ele”. “O salto é grande”, mas António Caetano esclarece que o “campeonato da AF Aveiro tem um nível competitiv­o muito forte e que muita gente não tem essa noção”.

O treinador Jorge Simão pode estar tranquilo, pois terá noplantel“umavançado­muito rápido, que cria desequilíb­rios e é um finalizado­r nato”, garante António Caetano, que observa a “reafirmaçã­o” do seu antigo clube na Liga.

 ??  ?? Koneh fez 44 golos em duas épocas
Koneh fez 44 golos em duas épocas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal