O Jogo

“Ao lado de Pepe qualquer central dá garantias”

Neto, em exclusivo, sem rancor por ver Mundial no sofá

- RODRIGO CORTEZ

“Ronaldo gera mais exigência a quem está à sua volta”

Dos seis centrais que Fernando Santos incluiu na lista de 35 pré-convocados, Rolando e Neto foram os escolhidos para ficarem de fora dos 23 que foram à Rússia. Este último afirma que aceitou a decisão “na desportiva”, garantindo que está a torcer pelo êxito dos restantes neste Mundial.

Gostou da estreia da Seleção?

—Acabou por ser um bom re- sultado.Os jogos de estreia nas grandes competiçõe­s nunca são fáceis e logo contra a Espanha, por isso creio que o empate vem dar grande motivação à equipa, até pelo andar do jogo. Foi um empate com sabor a vitória.

Nos últimos anos fez 17 jogos na Seleção. Também se sente parte da família?

—O ambiente de união e de respeito que o Fernando Santos criou é um dos pontos fortes da Seleção. O grupo não é de 23, mas de 40 ou 45, em que cada um fez o seu papel neste trajeto, ajudando à qualificaç­ão. Depois, sabíamos que só podiam ir 23, mas estamos todos a torcer por Portugal.

Foi uma grande desilusão ter falhado o Mundial?

—Estava preparado para qualquer decisão. são. A partir do momento em que a lista foi divulgada, mudei dei o foco e passei a apoiar a cem em por cento. Até pode parecer cer um cliché, mas não sou pessoa essoa de rancores ou amarguras. s. Tínhamos consciênci­a de que a pré-lista já tinha grande de qualidade e, por outro lado, ado, se há uns anos me dissessem que ia estar ar entre os 35 melhores res jogadores do país, se calhar eu u não acreditari­a. ia. Ficam outras s coisas positivas, vas, como ter part i ci pado na qualificaç­ão. ção. E eu fui um m Neto Net acredita que a presença de Cristiano Cris Ronaldo, por si só, também tam espevita os restantes a darem dar mais de si próprios. “Ele é diferente. dife Tem uma personalid­ade e um carisma que não se encontra enc em mais ninguém. E a qualidade qua dele gera também um grau gra de exigência maior a quem está à sua volta. Ao lado dele, todos tod querem dar mais um pouco”, pou disse, apontando depois o caso ca concreto deste Mundial, em que espera um CR7 ao nível do que já mostrou no jogo de estreia: “Este “Es pode ser o Mundial do Ronaldo, Ron ainda por cima com uma entrada ent destas. Está mais fresco e com mais vontade que nunca.”

“Com o Pepe, qualquer um dos outros dá garantias. O Bruno Alves e o Fonte pela experiênci­a e o Rúben Dias pela irreverênc­ia”

“Este pode ser o Mundial do Ronaldo, ainda por cima com esta entrada. Está fresco e com mais vontade que nunca”

“O Pepe tem qualidades difíceis de encontrar. É destemido, tem grande determinaç­ão e é voz de comando”

“Quando estamos no estrangeir­o, sentimos necessidad­e de provar valor no nosso país”

dos que ajudaram.

Não foi o Neto, mas foi o Rúben Dias. Como analisa a chamada dele?

—Ele já tinha sido chamado, pelo que fez no Benfica. Poderia ter ido qualquer um dos seis da pré-lista. Muito sinceramen­te, o que espero é que corra tudo bem a todos eles.

Qual a dupla ideal? Pepe com Fonte?

—Com o Pepe, qualquer um dos outros dá garantias.O Bruno pela experiênci­a, o Fonte também, e fez um Europeu muito bom. E o Rúben Dias pela irreverênc­ia.

Pepe é que é indiscutív­el...

—Sem dúvida. O Pepe tem sempre um rendimento eleva donas grandes competiçõe­s e ao lado dele qualquer um se sente confortáve­l. Tem qualidades difíceis de encontrar num central.

Como por exemplo?

—É um jogador que cobre muito bem a profundida­de, que se antecipa muito bem, é bom nos duelosum contraum e em qualquer zona do terreno, o que é muito difícil para um defesa. Depois é destemido, tem muitos jogos ao mais alto nível e tem muita determinaç­ão. Para além disso, é uma voz de comando. É sem dúvida um elemento fundamenta­l.

Excetuando Portugal, qual a equipa com maiores probabilid­ades de vencer este Mundial?

—Se tiver de escolher apenas uma, talvez o Brasil.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal