O Jogo

Elogio à equipa, saídas e reforços

Xavi, Poka e Guilherme vão sair, João Souto e Nuno Araújo regressam e Gonçalo Pinto será novidade

-

Para o técnico, o segredo da boa época do Valongo está “nos jogadores, que sendo de uma equipa não profission­al, se comportam como verdadeiro­s profission­ais”: “A equipa com que fomos campeões tinha a maior ambição que já vi, esta tinha uma capacidade de trabalho ainda maior.”Na hora de se despedir de Xavi, Poka e Guilherme Silva, o treinador elogiou-os. “O Poka tem um grande carácter, é um enorme profission­al e sabe onde tem de mexer para se tornar ainda maior. OXaviéo exemplo de um miúdo com mais maturidade do que muitos de 30 anos, muito exigente com ele mesmo. O Guilherme cresceu imenso e foi muito útil.” Sem esquecer a importânci­a de Leonardo Pais, realça: “Fez uma época extraordin­ária, com muita humildade, e, se calhar, merecia a oportunida­de de fazer pelo menos esta fase na Seleção Nacional [préconvoca­tória]. Foi importante não só nas finais da Taça mas durante toda a época.”

Dentro de alguns meses, estarão de regresso João Souto e Nuno Araújo, que chegam com Gonçalo Pinto, campeão no Lodi (Itália), por empréstimo do Benfica: “Esperamos muito deles, conhecemos bem o Souto e o Araújo, que já foram felizes em Valongo. O Gonçalotem­muito potencial, capacidade­s para evoluir e chegar onde quer. Vem para o sítio certo.”

Entre saídas e entradas, Viterbo assinalou a despedida do dirigente João Almeida: “Foi com ele que vim para o Valongo, como jogador e treinador. É com pena que o vejo sair. Foi importante no cresciment­o do Valongo e vai fazer falta. Contudo, confio nas pessoas que continuam e que também fazem parte deste cresciment­o.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal