O Jogo

O dia em que saíram Messi, CR7 e… Quaresma

- Manuel Queiroz

P ortugal foi eliminado do Mundial da Rússia no dia em que jogou melhor. No único jogo em que dominou durante longos períodos, embora também porque isso dava jeito e fazia parte do plano do Uruguai, a Seleção perdeu em Sochi e o Mundial acabou. Acabou no mesmo dia para Cristiano e Messi, o que tem uma certa justiça poética.

Não aceito nada bem uma das decisões de Fernando Santos: Quaresma no banco? Ele que tinha marcado um golo que nos tinha dado o apuramento, foi trocado por Bernardo Silva ou por Gonçalo Guedes? Dois miúdos que não tinham especiais direitos? Fernando Santos avaliou mal o que ele lhe poderia dar, desde o primeiro jogo. E persistiu quando já se tinha percebido que era responsabi­lidade a mais. Confesso que não percebi e não percebo.

Perante uma equipa muito cínica, com um Cavani no seu máximo – capaz de marcar grandes golos até com o peito –, um conjunto com um espírito de corpo fortíssimo, a defender a onze, a perceber que assim podia ganhar. Porque sabia que assim punha a coisa difícil para Portugal, que quando tem de fazer o jogo, bate na parede. Melhorou a equipa com Bernardo Silva mais no meio, sim, melhorou finalmente Raphael Guerreiro, mas Ricardo Pereira não esteve bem, como Fonte, como Ronaldo, de resto.

E creio que parte do jogo de ontem se perdeu antes. A confiança de uma equipa constrói-se e desta vez Fernando Santos não o conseguiu. Mas não se constrói a confiança não estabelece­ndo o mérito como critério. Preferir Gonçalo Guedes a Quaresma não foi apostar nessa meritocrac­ia.

Não aceito nada bem uma das decisões de Fernando Santos: Quaresma no banco? A confiança de uma equipa constrói-se e desta vez Fernando Santos não o conseguiu

 ??  ?? Depois do golaço ao Irão, Quaresma voltou ontem ao banco
Depois do golaço ao Irão, Quaresma voltou ontem ao banco
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal