O Jogo

MBAPPÉ RUMO AO OLIMPO

FANTÁSTICO Avançado de 19 anos é o mais jovem depois de Pelé a bisar em eliminatór­ias de Mundiais. Ganhou ainda um penálti no triunfo que deixou Messi (duas assistênci­as) fora da prova

- PEDRO RIBEIRO

Pela primeira vez em

bbb Mundiais, a França levou a melhor sobre a Argentina. Após os desaires de 1930 (1-0) e 1978 (2-1), os vice-campeões europeus triunfaram ontem por 4-2 e qualificar­am-se para os quartos de final. Tudo graçasaum“teenager”irreverent­e chamado Mbappé. Com 19 anos e 192 dias, o avançado que custou 180 M€ ao PSG conquistou a grande penalidade que permitiu a Griezmann abrir o marcador e bisou, tornando-se no mais jovem a fazê-lo em jogos a eliminar de Mundiais depois de Pelé (tinha 17 anos e oito meses no Suécia’1958). Isto num jogo frenético em que os argentinos conseguira­m anular a desvantage­m, passaram para a frente no marcador, mas sucumbiram aos contra-ataques venenosos. Concluídos, claro, por Mbappé.

Após uma qualificaç­ão à tangente, até foi a Argentina a entrar melhor no jogo. Isto, apesar de Jorge Sampaoli, mais uma vez, não ter repetido um onze, o que sucedeu pela 15.ª ocasião em outros tantos jogos na Alvicelest­e... Com uma pressão alta, os argentinos viram Messi estar mais em jogo e conseguira­m recuperar diversas bolas no meio-campo da França. Mas para que este desígnio desse certo, era necessária uma boa defesa e isso foi algo que a Argentina mais uma vez não teve. Aproveitan­do o espaço nas costas, os bleus deram o primeirosi­naldeperig­oquando Griezmann atirou à trave num livre assinalado por falta sobre Mbappé (9’). O aviso não foi tido em conta e, no minuto seguinte, Rojo foi obrigado a travar em falta o jovem prodígio na área. Griezmann abriu o marcador e quando parecia que a França podia disparar para o triunfo eis que, do nada, Di María aproveitou o espaço para rematar de longe e igualar em cima do intervalo.

Moralizada, a Argentina tentou resolver no início da segunda parte e até se adiantou por Mercado (desviou um remate de Messi), mas nove minutos depois Pavard, de primeira, faz outro golaço para o 2-2 (57’). Depois, os franceses exploraram e bem a velocidade de Mbappé nos contra-ataques para dar dois golpes decisivos que atordoaram os argentinos. Messi ainda fez outra assistênci­a (igualou o feito de Maradona em 1986) para Agueroredu­zir,antesdoade­us à prova que nunca venceu.

 ??  ?? Mbappé furou a defesa argentina antes de rematar de pé esquerdo para o 3-2, no primeiro de dois golos apontados
Mbappé furou a defesa argentina antes de rematar de pé esquerdo para o 3-2, no primeiro de dois golos apontados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal