O Jogo

Quintero impõe respeito a ingleses

COLÔMBIA Boas exibições do médio ligado ao FC Porto fazem os cafeteros crer no apuramento para os “quartos” e alertam os rivais Nos três jogos da primeira fase, o jogador cedido ao River Plate fez duas assistênci­as e é visto como o motor da equipa. Mais a

- FREDERICO BÁRTOLO PEDRO RIBEIRO

A Colômbia defronta a

bbb Inglaterra na terça-feira e tem a ambição de conseguir alcançar os quartos de final de um Mundial pela segunda vez e de forma consecutiv­a. Muitas das esperanças dos cafeteros recaem em Quintero, cujas boas exibições estão a assustar os ingleses. Mais até do que os históricos e consagrado­s James Rodríguez e Falcao.

Numa análise ao adversário, o jornal “The Guardian” apon- ta o médio do River Plate, mas cujo passe pertence ao FC Porto, como o “ponto forte” da Colômbia. Sobretudo pela forma como coloca a bola “pingada” na área, seja através de “cruzamento­s ou de lances de bola parada”, realça o jornal inglês, alertando para o facto de a equipa orientada por Gareth Southgate ter sofrido golos em todos os jogos do Grupo G. Uma prova da fragilidad­e do seu sector mais recuado.

Os números de Quintero no Mundial da Rússia ajudam a explicar este receio inglês. Até ao momento, tem uma média de 80 por cento de acerto do passe, fez cinco remates nos três jogos (todos de fora da área), marcou um golo de livre direto (no desaire contra o Japão, por 2-1) e já contribuiu com duas assistênci­as: uma para Falcao fazer o 2-0 nos 3-0 à Polónia; uma para Yerry Mina no decisivo 1-0 sobre o Senegal, na fase de grupos.

No esquema idealizado por Jose Pékerman, Quintero tem jogado a médio-ofensivo, nas costas de Falcao, assumindos­e como organizado­r de jogo, responsabi­lidade partilhada com James que parte do flanco esquerdo fugindo da ala. Contudo, contra os ingleses, o selecionad­or dos colombiano­s ainda não sabe se vai poder contar com o jogador do Bayern, substituíd­o aos 31’ da última partida frente ao Senegal devido a queixas musculares nos gémeos da perna direita. Ontem, James submeteuse a exames que afastaram o cenário de uma rotura. Porém, o edema detetado deixa-o em dúvida.

Quintero tem jogado nas costas de Falcao partilhand­o com James a responsabi­lidade de organizar o jogo ofensivo. Mas o jogador do Bayern está em dúvida

 ??  ?? Quintero fez o passe para o golo da vitória da Colômbia na partida frente ao Senegal
Quintero fez o passe para o golo da vitória da Colômbia na partida frente ao Senegal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal