O Jogo

Nissan Qashqai Um líder inédito

- POR CARLOS FLÓRIDO

ONissan Qashqai estabelece­u mais um marco, ao fechar o mês de maio com 2993 unidades vendidas este ano em Portu- gal, o que o transformo­u no líder do segmento C. Pela primeira vez na história, um crossover é o mais comerciali­zado entre os “médios”.

O êxito do Qashqai nem sequer surpreende. Criado em 2006, originou a moda dos crossovers, os todo o terreno pensados para uma utilização em cidade ou como um familiar. Ao longo da sua história, já acumulou 19 títulos de “automóvel do ano” e superou os três milhões em vendas.

Em Portugal, a liderança entre os crossover foi reforçada em 2017, com 28,1% de mercado nos SUV classe C e mais de seis mil unidades vendidas, sendo o segundo no segmento. Nos primeiros cinco meses deste ano, e com a mais recente geração a aumentar a qualidade interior e a oferecer a tecnologia de condução autónoma ProPilot, que controla direção, aceleração e travagem em autoestrad­a ou nos engarrafam­entos, tendo preços a partir de 26 300 euros, o Qashqai foi mais longe: com as 2993 unidades vendidas, superou as 2674 do Renault Megane e as 2345 do Mercedes Classe A.

Com a ajuda do seu crossover, a Nissan atingiu o quinto lugar nas vendas entre os ligeiros de passageiro­s entre janeiro e maio, com 6700 unidades, nummercado­dominadope­laRenault (15469),seguidapor­Peugeot(11086), Mercedes-Benz (7536) e Fiat (6949). A marca japonesa foi a que mais cresceu (13,9%) neste top 5.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal