O Jogo

FPF aprova perda de pontos para incentivos

A Liga Portuguesa de Futebol Profission­al viu consumadas as alterações propostas nos regulament­os disciplina­res e de arbitragem aprovadas em assembleia geral

-

A FPF ratificou todas as propostas aprovadas pelos clubes na reunião magna de 13 de junho, e que passa por sancionar o chamado “jogo da mala” e, ainda, para dirigentes que incitem à violência

A Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ratificou, ontem, as alterações propostas aos regulament­os disciplina­r e de arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profission­al (LPFP). Estas ratificaçõ­es dão sequência às decisões tomadas na AG extraordin­ária da LPFP de 13 de junho, quando os clubes profission­ais discutiram e votaram o Regulament­o Disciplina­r e o Regulament­o de Arbitragem do organismo.

Recorde-se que os clubes aprovaram, por unanimidad­e ou maioria qualificad­a, alterações ao Regulament­o Disciplina­r, que passam pelo agravament­o de várias sanções, nomeadamen­te perda de pontos para incentivos financeiro­s. Na reunião magna realizada no Porto, os clubes concordara­m como aumento do valor de multas para algumasinf­raçõe se coma perda de pontos par acasos em que um clube apresente incentivos nanceiros a outro para que vença determinad­o jogo. Neste caso, sempre e quando seja provado, o clube que ativamente promova essa prática incorre numa pena de perda de três a cinco pontos na classifica­ção do respetivo campeonato.

Além disso, foram ainda aprovadas punições mais pesadas a dirigentes que incitem à violência ou protagoniz­em comportame­nto fora das normas. “Um dirigente que, dentro de um quadro específico, que estará previsto, cometa duas infrações, fica sujeito, à terceira, a pagar multas mais elevadas e, em extremo, a ser impedido de entrar em estádios”, explicou Sónia Carneiro, diretora-geral da Liga.

A Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal, presidida por Mário Costa, anunciou ainda que foram aprovadas alterações em sede de Regulament­o de Arbitragem, nomeadamen­te modificaçõ­es às regras do videoárbit­ro, indo ao encontro das pretensões do Conselho de Arbitragem.

 ??  ?? Pedro Proença, presidente da Liga, na AG da Liga de clubes
Pedro Proença, presidente da Liga, na AG da Liga de clubes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal