O Jogo

EVELISE, LILIANA E IRINA BRILHARAM

Concursos e a velocidade continuam em grande no Europeu de Berlim, contrastan­do com a modesta presença do fundo

- LILIANA MANHENTE

Outro dia em grande para Portugal no Europeu, com as três atletas em concursos a obterem todas apuramento­s para finais. Liliana Cá e Irina Rodrigues no disco e Evelise Veiga no compriment­o

A manhã de ontem ficou marcada por algo extraordin­ário no atletismo português, com três atletas a conseguire­m acesso às finais das suas provas. No lançamento do disco foram duas a consegui-lo. A marca de qualificaç­ão exigida era 58,50 me foi Lili ana Cá, no Grupo A, quem melhor abriu o concurso com 58,37m. Não chegava, mas era uma forte probabilid­ade de repescagem que, finda a qualificaç­ão se acabou por confirmar. A atleta, que esteve afastada da modalidade uns anos e voltou esta época, não se conformouc­omo facto de não ter alcançado o apuramento direto: “Estava muito mole das pernas, não estavam a querer trabalhar.” A atleta do Novas Luzes, clube que teve nela a primeira internacio­nal, relembrou o apoio do seu treinador: “Ter aumentado quatro metros e estar numa final... nem há oito anos no Europeu de Barcelona teria sonhado.”

Na sua quarta participaç­ão em Europeus, Irina Rodrigues conseguiu finalmente lograr uma final. A atleta que agora treina com Júlio Cirino, técnico que levou a recordista nacional Teresa Machado mais longe no disco e a uma final olímpica, entrou com dificuldad­es (55,15m) e só no derradeiro ensaio conseguiu, com 59,22m, o apuramento direto. “Uma Irina com raça como a de hoje [ontem], com menos pressão”, prometeu, explicando: “Já atingi um dos meus grandes sonhos que é estar numa final sénior.”

A estreante Evelise Veiga foi a sensação por ser a primeira sub-23 a ir a uma final do compriment­o em Europeus, para a qual promete “estar focada e tentar saltar o mais longe possível”. Abriu com 6,61m, igualando o recorde pessoal, marca que lhe valeu ser a última repescada.

“Na final, vão ter uma Irina com raça como a de hoje [ontem], com menos pressão” Irina Rodrigues

Discóbola

 ??  ?? Irina Rodrigues esteve pela primeira em excelente plano num grande campeonato
Irina Rodrigues esteve pela primeira em excelente plano num grande campeonato
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal