O Jogo

EUROPEU HISTÓRICO MOTIVA PARA TÓQUIO

Finais de Diana Durães e João Vital fecharam com chave de ouro os melhores campeonato­s realizados por uma seleção portuguesa

- NUNO FILIPE

Portuguese­s atingiram cinco finais e 12 lugares dentro dos 16 primeiros – meia-final – em metade das provas em que se encontrava­m inscritos. Mesmo assim, só foram batidos três máximos nacionais

Nuns Europeus que correram de feição às cores nacionais, Diana Durães, nos 400 livres, e João Vital, nos 400 estilos, fecharam da melhor forma a participaç­ão portuguesa ao atingirem as finais, elevando para cinco o pecúlio luso em Glasgow.

A melhor classifica­ção veio de Diana, com o sétimo lugar, ainda que a posição tenha sido melhor que o tempo. Valendo 2m09,49s, conseguido­s há poucas semanas nos Jogos do Mediterrân­eo, Diana não conseguiu aproximar-se, fazendo 4m12,16s e 4m12,41s respetivam­ente de manhã e à tarde, na certeza de que o seu melhor desempenho apenas teria permitido subir para sexta.

Quanto a João Vital, que “ressuscito­u” esta época depois da lesão que o apoquentou na anterior, leva para casa uma brilhante final nos 400 estilos ainda que com um sabor estranho. Depois de pela manhã ter realizado um percurso absolutame­nte fantástico, quedando-se apenas a três centésimos do recorde nacional de Alexis Santos (3m15,87s contra 3m15,84s), esperava-se uma tarde histórica. Só que aí chegado, o Sportingui­sta acusou a pressão e, depois dos primeiros 100 metros (passou para recorde) nunca mais se encontrou, perdeu fôlego e terminou quatro segundos abaixo (4m19,79s).

Coletivame­nte, Portugal despede-se de Glasgow com resultados históricos, com destaque para as cinco finais (Ana Monteiro, com um quinto lugar, a melhor classifica­ção de sempre de uma nadadora, os sétimos lugares de Tamila Holub, Alexis Santos e Diana Durães e o oitavo de João Vital) e ainda 12 lugares entre os 16 primeiros classifica­dos. Destaque, ainda, para a regularida­de, uma vez que em 12 nadadores apenas dois (Tomás Veloso e Raquel Pereira) não atingiram mínimos e para o facto de em 17 das 34 provas em que estavam inscritos os portuguese­steremfica­doentre os 16 primeiros.

 ??  ?? Diana Durães ficou em sétimo lugar nos 400 livres
Diana Durães ficou em sétimo lugar nos 400 livres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal