O Jogo

João Sousa imita registo com oito anos

Tem melhor ranking em pares do que em singulares. Não sucedia desde agosto de 2010

- —MANUEL PEREZ

João Sousa disputou, na última madrugada portuguesa, os oitavos de final do quadro de pares do Masters de Toronto, no Canadá. Associado ao asturiano Pablo Carreño, com quem, recorde-se, foi fi- nalista do Masters de Roma, em maio, o vimaranens­e encarou a segunda dupla cabeça de série, formada pelo finlandês Henri Kontinen (8.º) e o australian­o John Peers (7.º). Na primeira ronda, a formação luso-espanhola afastara o francês Edouard Roger-Vasselin e o espanhol Fernando Verdasco, por 4-6, 6-2 e 10/4.

Este bom momento que o minhoto atravessa na variante não só já lhe permitiu atingir o melhor ranking de sempre de um português (56.º), como implicou um recuo no tempo, ao verão de há oito anos, data da última vez em que a sua classifica­ção individual era pior do que a apresentad­a em pares. Mais especifica­mente, tal aconteceu a 22 de agosto de 2010, quando, com 21 anos, era 288.º em singulares e 267.º em pares, situação que se repete esta semana, mas com rankings bastante mais elitistas: 63.º e 59.º.

Para se perceber melhor esta fase em que João Sousa está mais forte acompanhad­o do que quando atua a solo, refirase que após o título no Estoril Open, prova na qual foi semifinali­sta em pares, disputou oito quadros principais das duasespeci­alidades,tendoperdi­do oito encontros em singulares e ganho apenas dois, enquanto em pares o saldo é de 13v/7d.

 ??  ?? João Sousa
João Sousa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal