O Jogo

Pão de ló sem ovos

- Paulo Baldaia

N os últimos tempos, Sérgio Conceição tem aparecido com ar zangado a desancar em alguém que fez críticas, a ele ou à equipa, pela qualidade de jogo, que está longe do nível apresentad­o nos melhores momentos da época passada. Na verdade, nem era suposto já estar ao mesmo nível e aí o treinador do FC Porto tem toda a razão em tentar chamar à terra adeptos, comentador­es e dirigentes que possam estar convencido­s que ele, sem ovos, além de fazer omeletes também tem de saber fazer um delicioso pão de ló.

O treinador do ano é ele próprio um espetáculo quando aparece nas conferênci­as de Imprensa disposto a não poupar nas palavras e, por isso, nem era preciso ter ido à Gala dos Dragões de Ouro para ter espetáculo azul e branco. Que bom que é ver alguém que não tem papas na língua para dizer o que verdadeira­mente pensa. Mas onde é que Sérgio Conceição se equivoca? Na distinção entre adeptos e pseudoadep­tos, com base na análise que cada um faz à forma como a equipa está a jogar. Os adeptos estão sempre com a equipa, o treinador e os dirigentes, mas não usam palas. Acontece que quanto mais amam o clube mais acham que sabem de futebol. Na verdade, pode pôr-se em causa o que cada um sabe do jogo, mas não há termómetro para medir a paixão pelo FCP.

Já perdi a conta à quantidade de elogios que fiz a Sérgio Conceição, sem que lhe estivesse a fazer favor nenhum. Eles são merecidos e ele nem precisa deles para provar o seu valor. Mas há um conselho que me atrevo a deixar para o treinador do Futebol Clube do Porto: “Não permita faltas de respeito, mas aceite as críticas. É com elas que se aprende.” O mérito do último campeonato é inteiramen­te de Conceição e, se a dose se repetir esta época, é a ele, uma vez mais, que temos de agradecer. Um pouquinho mais de boa disposição é que não faz mal a ninguém. Bem haja, Sérgio Conceição!

Dou um conselho ao treinador: não permita faltas de respeito, mas aceite as críticas. É com elas que se aprende

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal