O Jogo

“Temos de afastar o ódio para crescer”

Clima tenso não agrada ao veterano, que considera que nenhum sector do negócio do futebol está isento de culpa. Gostava de ver o Braga campeão e de ver as mentalidad­es mudarem

-

Como vê a distribuiç­ão de forças na liga com o Braga a lutar pelo título?

—É uma questão social ser quase toda a gente de um dos grandes. O Braga já cresceu e já há mais pessoas de Braga que são só do clube da terra; o V. Guimarães sempre foi assim. Já nos enfraquece­mos cá dentro e isso fez com que nos enfraquecê­ssemos lá fora e ainda podemos perder mais vagas europeias. Em Inglaterra, quem sobe até pode lutar pelos primeiros lugares, mas, claro, os direitos televisivo­s são divididos por todos. É necessário os pequenos crescerem, será bom para a liga, para a comunicaçã­o social. Este ano vai ser competitiv­o com o Braga. A liga vai ser renhida e englobo o Braga na luta pelo título. Oxalá que aconteça, é bom para o futebol português.

Somos nós que enfraquece­mos o nosso futebol?...

—O futebol português está a retroceder. Se conseguirm­os afastar o ódio do futebol e juntarmos mais paixão, em breve Portugal poderá crescer porque temos treinadore­s e jogadores com talento. Não nos podemos esquecer que somos campeões da Europa! Não foi por acaso! Devemos tentar transporta­r isso para os clubes, com paixão pelo clube, mas sem ódio. Se me perguntare­m se quero ir à bola com a minha filha de 13 anos, eu digo ‘vemos na televisão, sei lá o que se vai passar no estádio’. Já chega. Temos de mudar a página, incentivar o futebol, esquecer o ódio para que o futebol seja mais bonito e uma festa. Chegou a altura de nós todos mudarmos o chip.

Nos grandes os “miúdos” João Félix, Diogo Leite e Jovane estão a brilhar e as seleções jovens triunfam. O futuro está assegurado?

—Trabalha-se muito bem na formação em Portugal. Além desses, o Tiago Sá no Braga também tem sido aposta. As equipas bê sesub -23 funcionam como montra para apostaremn­eles com segurança, tiram aí as dúvidas eve em se estãop reparados. Dosj uni oresà equipa principal o salto é muito grande. São apostas acertadas e correspond­em em campo. Oxalá mais apareçam.

 ??  ?? Guardarede­s espera que, perante os casos polémicos da atualidade, as pessoas percebam que todos temos de mudar o chip
Guardarede­s espera que, perante os casos polémicos da atualidade, as pessoas percebam que todos temos de mudar o chip

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal