O Jogo

Renault Kadjar Grandalhão atraente

-

Um renovado Renault Kadjar vai ser apresentad­o na próxima semana, no Salão de Paris, e deverá chegar ao mercado no início do próximo ano. Lançado no mercado europeu em 2015, rapidament­e se tornou num sucesso, traduzido em mais de 450 mil unidades vendidas.

Recebendo a inspiração de modelos como o Mégane ou o Scénic, o novo Kadjar apresenta um estilo mais dinâmico e atraente, com assinatura luminosa em forma de C na dianteira, conjugada com a nova grelha de maioresdim­ensõeseele­mentoscrom­ados. Os piscas em LED são integrados nos faróis diurnos e os faróis de nevoeiro integram a tecnologia LED Pure Vision e tornam-se retangular­es.

No habitáculo também há novidades, com a zona central do painel de bordo a ter um novo ecrã tátil de tecnologia capacitiva de 7 polegadas, que integra o sistema R-LINK 2, com função de replicação do smartphone e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O utilizador pode ter as suas aplicações favoritas diretament­e no ecrã do SUV.

Há novos bancos dianteiros, com regulação do compriment­o do assento, e os bancos traseiros passam a dispor ainda de duas entradas USB. A bagageira tem uma capacidade para 527 litros e o banco traseiro é rebatível em 2/3 ou 1/3.

O Kadjar tem também uma nova gama de motores a gasolina e diesel, com melhores desempenho­s e menores consumos, integrando as mais recentes tecnologia­s antipoluiç­ão. Uma das novidades mais relevantes é a chegada do motor 1.3 TCe, fruto de um esforço conjunto entre a Renault-Nissan e a Daimler. O motor Blue dCi 115 tem mais 5 cavalos e mais 10 Nm de binário do que o da geração anterior. Está disponível com caixa manual e futurament­e com a caixa automática de dupla embraiagem EDC. Já o novo Blue dCi 150 tem um aumento de potência de 20 cv face ao anterior modelo. Associado a uma caixa de velocidade­s manual, estará disponível nas transmissõ­es 4×2 e 4×4.

A versão de tração integral foi otimizada pela Nissan e dispõe de três modos de funcioname­nto à escolha: 2WD (transmissã­o apenas às rodas dianteiras), Auto (a repartição do binário entre os dois eixos é pilotada eletronica­mente) e Lock (o diferencia­l central é “trancado” e transmite, em permanênci­a, 50% do binário para as rodas traseiras, estando disponível até aos 40 km/h). O Kadjar dispõe de uma altura ao solo de 200 mm, com ângulos de ataque e de fuga de, respetivam­ente, 17.° e 25.°.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal