O Jogo

BRINDES FATAIS NÃO DERAM AZO A SURPRESAS

EFICÁCIA Dérbi foi escaldante fora das quatro linhas e bem entretido quanto ao futebol jogado, mas a experiênci­a de II Liga dos leixonense­s fez a diferença face à coragem leceira

- JOÃO MAIA

Para haver um tomba-gigantes na Taça de Portugal, é preciso que o emblema dito mais pequeno tenha um dia a roçar a perfeição. Ora, o Leça, do Campeonato de Portugal, encarou o dérbi com coragem, mas cometeu erros defensivos fatais para uma equipa que estava a enfrentar um adversário profission­al e da II Liga. O Leixões não teve culpa nenhuma disso e, com experiênci­a e matreirice, aproveitou os pecados do rival para vencer por 3-0 e passar à terceira eliminatór­ia da prova rainha.

As infantilid­ades começaram logo por quem não se fazia prever. Ramalho, experiente central dos locais, perdeu a bola em zona proibida e isolou Pedro Henrique, que, aos dois minutos, não perdoou tamanha falha. A perder, o Leça teve de repensar a estratégia para incomodar o Leixões e conseguiu-o. Pedro Prazeres, o melhor dos locais, foi o agitador de serviço. O canhoto visou a baliza leixonense logo após o golo de Pedro Henrique, mas os bebés do Mar também não estavam a ver a banda passar e Pedro Henrique (18’) não acertou num abaliza que estava deserta. Foi a última ação de registo do brasileiro que saiu lesionado aos 23’. Até ao intervalo, mais duas oportunida­des, uma para cada lado. Breitner, de livre direto como só ele sabe bater, só não festejou pois o pequeno Bruno Monteiro agigantou-se e Pedro Prazeres (sempre ele), na grande área, viu o empate negado por Luís Ribeiro.

O segundo tempo começou outra vez com Ramalho como protagonis­ta mas, desta feita, o defesa esteve perto de marcar. Bura (51’ ) respondeu de livre e o mesmo Bura (72’) também quis pertencer ao clube das asneiras, estendendo a passadeira do golo a Prazeres,

“Resultado é exagerado. Começámos a perder por facilitism­o”

Domingos Barros

Treinador do Leça “Foi melhor o resultado do que a exibição. Pior que isso foram as baixas”

Filipe Gouveia

Treinador do Leixões

mas o ala rematou ao poste. A ineficácia leceira foi castigada por Kukula, que matou a partida aos 85’. Nota, ainda, para três expulsões, duas delas por um desentendi­mento entre Bernardo e Vítor Fonseca, e para o 0-3 assinado por Erivaldo, em mais um brinde da casa. Odérbi, embora com excessos, foi bonito, mas teve resultado exagerado.

 ??  ?? Kukula marca o segundo golo dos leixonense­s
Kukula marca o segundo golo dos leixonense­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal