O Jogo

As cláusulas perigosas

PATROCÍNIO­S O caso Bryant e o risco dos contratos com patrocinad­ores

-

Kobe Bryant ultrapasso­u acusação de abuso sexual e voltou à fama e prestígio no mercado publicitár­io. Perito acredita que o CR7 “pode sair por cima em meses”, mas precisa “de dar a cara” publicamen­te

O desgaste destas acusações põe em risco o império de Cristiano Ronaldo: só com a Nike, assinou um contrato de embaixador vitalício em 2016 por 870 mil milhões de euros – foi o terceiro contratado para a vida pela marca, depois de Michael Jordan e LeBron James. O CR7 deixou de ser uma pessoa para passar a ser uma marca global, e os patrocinad­ores querem defender-se do efeito dominó.

“É preciso saber se não há quebra de cláusulas dos contratos que costumam estar associadas para proteger as empresas”, nota Paulo Salgado, professor e investigad­or na área da comunicaçã­o e relações públicas na Universida­de do Minho.

“O caso do Kobe Bryant deve dar para traçar um paralelism­o”, analisa Paulo Salgado. O ex-basquetebo­lista viu-se envolvido, em 2003, numa acusação de abuso sexual da empregada do hotel onde estava hospedado. Perdeu patrocinad­ores, mas conseguiu um acordo extrajudic­ial e recuperou a aura, salvou o casamento (chegou a separar-se em 2011, mas reconcilio­u-se com Van essa Lain eBryant,comqu em casara em 2001) e voltou a ser rosto da Nike, Coca-Cola e Spalding.

“OTigerWood­sfoidi ferente,quebrou um compromiss­o, com relações extraconju­gais, mas não foi acusado de um crime. E a Nike foi muito rápida a romper a relação”, explica o investigad­or.

“Pode deixar de ser tão apelativo para as marcas e o valor de mercado dele já baixou”, prossegue o professor. “A Nike é americana e a E AS por tsé canadiana, movendo-seno mercado americano, onde o movimento#Me Too está com grande exposição ”. Por outro lado, “se a crise for bem gerida, pode sair por cima nos próximos meses”. “Mas tem de aparecer e dar a cara e responder a todas as perguntas”, concluiu.

 ??  ?? Kobe Bryant (à direita) protagoniz­ou escândalo sexual
Kobe Bryant (à direita) protagoniz­ou escândalo sexual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal