O Jogo

Desafio é evitar mais uma partida em falso

Depois de resgatar um triunfo já nos descontos na Ucrânia, leões voltam à Liga e tentam emendar entradas débeis, que retificam em esforço ao cair do pano

- MÁRIO DUARTE

Só por duas vezes o Sporting chegou ao intervalo em vantagem no marcador – ambas com o Marítimo. Jogo de Poltava foi a segunda reviravolt­a da época, à imagem da estreia, com o Moreirense

Foi emendando a mão e recorrendo às primeiras linhas poupadas em Poltava que o Sporting conseguiu evitar o escândalo e escapar à derrota que se verificava aos 90’ ante o Vorskla, consumando a reviravolt­a e garantindo o triunfo ao terceiro minuto do período de compensaçã­o. O segundo jogo da fase de grupos da Liga Europa ilustra bem, porém, um paradigma que se tem verificado esta época nos compromiss­os da equipa comandada por José Peseiro: regra geral, o Sporting não entra bem nos seus jogos e é já ao cair do pano que mais vezes chega ao golo, como se pode verificar no quadro em baixo.

Recorrendo ao mesmo suporte, é fácil constatar, de res- to, que o emblema de Alvalade, a par de Braga e FC Porto, marca mais golos na segunda parte do que na primeira, ao contrário do Benfica. Os leões, porém, são aqueles que evidenciam um maior desnível entre os dois períodos, chegando ao golo mais do dobro das vezes após o intervalo do que na etapa inicial.

Aliás, só em duas ocasiões, nos nove jogos já disputados, os comandados de José Peseiro recolheram aos balneários ao intervalo em vantagem no marcador – ambas, curiosamen­te, diante do Marítimo, tanto para a Taça da Liga como para o campeonato. A vitória em Poltava, a sétima da época, configurou ainda a segunda remontada da temporada... que teve início dessa forma: a 12 de agosto, pelas 18h36, HeribertoT­avares colocava o Moreirense em vantagem sobre o Sporting, que reverteria o resultado para o triunfo final com golos de Bruno Fernandes e um bis de Bas Dost. Em Portimão, o Sporting tenta emendar entradas em falso.

 ??  ?? Jovane voltou a saltar do banco para dar a vitória, como já fizera ante o Feirense
Jovane voltou a saltar do banco para dar a vitória, como já fizera ante o Feirense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal