O Jogo

DRAGÃO FOI ADULTO PARA RECUPERAR VANTAGEM

Após desbaratar seis golos de vantagem no segundo tempo, o FC Porto soube voltar a controlar o jogo e ganhar uma boa diferença, mas que não permite uma viagem tranquila a Minsk

- AUGUSTO FERRO

O FC Porto venceu o SKA Minsk, por 34-29, no jogo da primeira mão da segunda ronda de qualificaç­ão da Taça EHF. A passagem à terceira e última ronda antes da fase de grupos depende agora da capacidade de os dragões de defenderem os cinco golos de vantagem, dentro de uma semana, em Minsk. A maturidade que demonstrar­am na parte final deste jogo terá de vir ao de cima.

O FC Porto surpreende­u os adversário­s, a meio do primeiro tempo, quando passou a atuar – e assim se manteve até ao intervalo – no ataque sem guarda-redes, ou seja, com sete jogadores de campo, o que lhe permitiu utilizar dois pivôs. Desta forma, apesar de ter sofrido três golos por ter a baliza descoberta, conseguiu ter seis de vantagem (18-12), quando faltavam menos de três minutos para o descanso. Nesse período brilharam António Areia e Fábio Magalhães (com seis golos), naquele que foi o melhor jogo do meia distância pelo FC Porto.

A maior frieza dos jogadores do Minsk permitiu-lhes reduzir antes do intervalo e o moral que então ganharam deu para entrarem para o segundo tempo mais eficientes. Daí que, com quatro minutos decorridos, tenham conseguido empatar a 18-18.

O FC Porto voltou a manter Quintana da baliza e mudou a postura com eficiência. Fábio Magalhães não entrou mais, mas o jovem André Gomes fez bem o lugar, sendo um dos elementos decisivos para o FC Porto ganhar de novo a vantagem que já tinha tido – 28-22 a nove minutos do fim.

Depois, o Minsk mostrou saber jogar com o relógio e não deixar os portistas cavar uma vantagem que poderia “matar” a eliminatór­ia.

No último segundo, Miguel Martins, fruto de uma jogada combinada, fechou o marcador. Um golo lindo, em jogada aérea, que deu moral e pode ser importante para o futuro.

“Jogámos contra uma boa equipa e sair com cinco golos de vantagem é positivo”

“Cometemos erros na segunda parte que podiam ter saído caro, mas tivemos capacidade para recuperar”

Magnus Andersson Treinador do FC Porto

 ??  ?? Vitor Iturriza, que marcou três golos em cinco oportunida­des, prepara-se para mais um remate
Vitor Iturriza, que marcou três golos em cinco oportunida­des, prepara-se para mais um remate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal