O Jogo

Caça à liderança no primeiro dérbi

Benfica recebe hoje o Sporting e, em caso de vitória, pode alargar para cinco os pontos face ao eterno rival. Leões em assalto ao topo Treinadore­s reconhecem que as equipas têm poucos segredos a esconder uma da outra. Joel Rocha fala num jogo de “resulta

- JOÃO MAIA

Benfica e Sporting abrem hoje, no Pavilhão da Luz (14h20, RTP 1) a temporada de dérbis entre os dois grandes rivais e as duas melhores equipasdof­ut sal nacional. Em jogo está a liderança, já que o Benfica segue no primeiro lugar, com os mesmos 15 pontos do Modicus, que jogou ontem, e com mais dois pontos do que os leões que já averbaram um empate caseiro (2-2) frente à Quinta dos Lombos. Por isso, as águias ampliarão a vantagem em caso de vitória, enquanto o Sporting subirá ao topo se triunfar na Luz. Além disso, este primeiro dérbi serve de aperitivo para um que promete ser muito mais apetecível quando, a 18 de novembro, Sporting e Benfica se defrontare­m, no Pavilhão João Rocha, partida a contar para a Ronda de Elite da Liga dos Campeões de Futsal.

Joel Rocha, treinador benfiquist­a, não prevê grandes surpresas táticas, mas perspetiva, acima de tudo, um encontro com espetáculo. “Os ingredient­es de um dérbi serão sempre os mesmos, o resultado final é a única coisa que nenhum de nós consegue antecipar. Um dérbi no futsal será sempre um jogo único e distinto de todos os outros”, referiu, valorizand­o os aspetos mentais, em detrimento dos técnicos, para que os encarnados saiam vitoriosos. “Sabemos que nos dérbis nem sempre a equipa que joga melhor é a que vence. Por isso, queremos ser uma equipa concentrad­a, rigorosa e muito competitiv­a”, vincou. “Será um jogo difícil para ambas as equipas, com controlos repartidos. Mas o Benfica vai encarar este desafio de forma muito convicta, à procura de vencer, esse é o nosso único e principal objetivo”, acrescento­u.

Nuno Dias, técnico dos verdes e brancos, também reconheceu que não existem grandes segredos entre os rivais e lembrou que, na quadra, estarão os melhores valores individuai­s a jogar em Portugal e que o próprio ambiente inerente à partida pode impedir um maior esclarecim­ento. “Os dérbis são muito diferentes dos outros jogos. Ambas as equipas têm muita qualidade, conhecem-se bem, têm bons nomes individuai­s e são organizada­s. Falar de um dérbi envolve grandes lances, mas também um enorme lado emocional, que nem sempre nos deixa racionais”, afirmou Nuno Dias, insistindo na importânci­ado controlo emocional .“A nossa determinaç­ão será ganhar, como sempre, mas penso que quem conseguir controlar melhor as emoções vai ter um melhor resultado e nós vamos preparar-nos para isso”, reforçou.

Este será o 98.º dérbi de Lisboa sendo que a história diz que o Sporting tem uma teórica vantagem. O emblema de Alvalade já venceu 40 jogos, houve 24 empates ao passo que as águias venceram 33 encontros. Falando em jogos na Luz, o equilíbrio é maior e o Benfica tem um ligeiro ascendente com 17 triunfos contra 16 vitórias leoninas e dez empates, dois deles nos últimos dois encontros na fase regular: 2-2 na época passada e 1-1 em 2016/17. Veremos se desta vez haverá um vencedor...

“Um dérbi será sempre um jogo único e distinto dos outros” Joel Rocha Treinador do Benfica “Quem controlar melhor as emoções vai ter um melhor resultado”

Nuno Dias

Treinador do Sporting

 ??  ?? Benfica não tem desaprovei­tado o fator casa perante o Sporting
Benfica não tem desaprovei­tado o fator casa perante o Sporting

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal