O Jogo

3 QUESTÕES A FRED RUTTEN

“Discutíamo­s tudo, éramos um casal”

-

1 Erik ten Hag foi seu adjunto no Twente e no PSV. Dava para perceber até onde podia chegar?

— Trabalhámo­s juntos alguns anos e pela sua forma de trabalhar e de estar dava para perceber que iria tornar-se um treinador principal e que tinha qualidades para ter um grande futuro. Apesar de eu ser o principal e ele o assistente fazíamos tudo em parceria. Trabalháva­mos ao mesmo nível, discutíamo­s tudo. Éramos um casal [risos]. Ele dava sempre as suas opiniões.

2 Quais eram as suas caracterís­ticas?

— Era um treinador com grande capacidade de ensinar os jogadores. Sabe bem o que tem a fazer, define os seus objetivos e metas e vai atrás desses objetivos. Sabe adaptar-se também aos jogadores que tem. Faz render os jogadores que tem à sua disposição, usa o máximo de cada um e potencia-os. Além disso, é um treinador que tem muito boa relação com os jogadores. Mas é também muito exigente e pede muito dos jogadores, exige-lhes muito profission­alismo, porque ele próprio é assim, quer sempre mais.

3 Como antevê esta partida?

— Vai ser interessan­te e, apesar de o Ajax jogar em casa, não consigo atribuir favoritism­o, julgo que é uma partida de 5050. O Ajax está em boa forma, sobretudo na Liga dos Campeões, depois da vitória com o AEK conseguiu um empate com o Bayern, um bom resultado, com uma boa exibição, que causou alguma surpresa. Mas isso mostra a força e a qualidade do Ajax, que está a jogar bem, pratica um bom futebol. Este Ajax de Ten Hag coloca em campo a arte do bom futebol holandês.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal