O Jogo

IKER VIU FERNANDES E TRAVOU 19.º PENÁLTI

Casillas não defendia uma grande penalidade na Champions desde 2007, mas o estudo dos russos permitiu-lhe repetir o gesto de Helton em 2013

-

Espanhol entrou para o segundo lugar da lista de guarda-redes que mais castigos máximos defenderam na Champions. Falta-lhe apenas um para chegar aos cinco do recordista Hans-Jorg Butt

A coleção de grandes penalidade­s defendidas por Iker Casillas na Liga dos Campeões recebeu, ontem, mais um cromo. Corria o minuto 10 quando o guardião do FC Porto se lançou para a direita para travar o remate de Manuel Fernandes, que se tornou no quarto jogador a ser negado pelo espanhol da marca dos 11 metros, sucedendo ao ucraniano Rebrov (Dínamo Kiev/2000), ao brasileiro Juninho Pernambuca­no (Lyon/2005) e ao italiano Rocchi (Lázio/2007), respetivam­ente. Com isso, subiu ao segundo lugar da lista de guarda-redes com mais grandes penalidade­s defendidas na história da competição, onde já constavam Buffon, Coupet e Piatov, ficando apenas a uma de igualar o recordista, o alemão Hans-Jorg Butt.

O momento de inspiração encheu Casillas de “felicidade”, uma vez que chegou numa fase “em que a equipa estava a jogar bem” e porque foi o resultado de uma análise prévia de Manuel Fernandes. “Tinha estudado o adversário e pensei que podia chutar para a minha direita. Tive sorte, porque acabei por conseguir defender a bola”, explicou o “Santo”, que defendeu ontem o segundo penálti ao serviço do FC Porto dentro do tempo regulament­ar (o outro havia sido ao Tondela, em 2015, para o campeonato).

O último guarda-redes portista a travar um castigo máximo na Rússia havia sido Helton, em 2013, que na altura permitiu aos dragões empatarem com o Zenit. Este, de Casillas, deu segurança à equipa e lançou-a para a vitória. “É verdade que passámos por algumas dificuldad­es, mas reagimos bem e chegámos ao 0-2 de forma merecida. Eles fizeram o 1-2 numa jogada isolada, que nos deixou um pouco nervosos, mas na segunda parte começámos fortes, com muita vontade e, no fim, o 1-3 acaba por ser justo”, comentou o jogador de 37 anos.

“Tinha estudado o adversário e pensei que podia chutar para a direita”

Casillas Guarda-redes do FC Porto

 ??  ?? O momento em que Casillas segurou o 0-0 e lançou a equipa para a vitória
O momento em que Casillas segurou o 0-0 e lançou a equipa para a vitória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal