O Jogo

Armadilha para caçar telemóveis na seleção

Luis Enrique substituiu Lopetegui no cargo, definiu regras de comportame­nto e tem uma estratégia para as controlar

-

Luis Rubiales, presidente da federação espanhola, é o único autorizado a usar telefone às refeições nos estágios da Roja, mas alguns jogadores pisam o risco e o selecionad­or usa “ratoeiras” para os apanhar

Luis Enrique definiu um código de comportame­nto que proíbe o uso de telemóveis durante as refeições da seleção espanhola. Luis Rubiales, presidente da federação, é o único que está autorizado a ter telefone à mesa e foi precisamen­te ele a dar conta dessa regra do selecionad­or que substituiu Julen Lopetegui, após passagem interina de Fernando Hierro pelo cargo durante o Mundial. O problema, contou Rubiales em entrevista ao “Sport”, é que nem sempre os jogadores resistem à tentação de ver as últimas do Instagram,Facebook,Twitter, etc. Disfarçada­mente, claro.

Mas Luis Enrique não anda no futebol há dois dias e encontrou maneira de apanhar alguns. “Às vezes lança umas questões-armadilha, do género ‘qual é a temperatur­a?’, a ver se alguém tira um telemóvel do bolso para responder. E quanto acontece, dizlhes ‘estás multado’”, contou o líder da federação, que voltou a qualificar de “surpreende­nte”adecisãode­Lopetegui de negociar com o Real Madrid. “Mantenho a opinião, mas temos de virar a página.” Má continua a relação com a liga e o seu líder, Javier Tebas. “Nãoestamos­nofutebolp­ara fazer amigos; quero paz, mas não sou submisso”, explicou, passando depois para a polémica da marcação de um Barcelona-Girona para Miami. Rubiales é contra. “Ninguém deu o OK: FIFA, UEFA, CONMEBOL, federação dos Estados Unidos... E a liga marcou o jogo na mesma, numa atitude ‘quero assim e, se não for, faço um escândalo’. Há várias perguntas, enviámolas para a liga, mas não nos respondera­m.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal