O Jogo

Novidade absoluta

Volkswagen T-Cross

- POR CARLOS FLÓRIDO

Éuma novidade absoluta. Depois do T-Roc, produzido em Portugal, a Volkswagen vai aumentar a sua família dos SUV com o lançamento do T-Cross, este fabricado em Espanha, na fábrica de Navarra, e juntamente com o Polo, do que herda parte das dimensões, o que já explica o segmento em que se insere: é um modelo compacto e com preços atraentes. A sua chegada ao nosso país será em abril do próximo ano.

O T-Cross é um crossover urbano com o compriment­o de 4,11 metros (mais 5,4 centímetro­s do que o Polo e menos 12 do que o T-Roc) e a altura de 1,56 metros, aqui um aumento de 11,2 em relação ao Polo e que traduzem quase por completo a posição mais elevada de condução, embora também ajudem na versatilid­ade do anterior. Com os bancos traseiros a poderem deslizar, a bagageira pode variar entre os 385 e os 455 litros, subindo a 1281 se eles forem rebatidos.

Numa primeira fase, o T-Cross vai surgir com três motores turbo, dois a gasolina de três cilindros 1.0 TSI com filtro de partículas, debitando 95 (caixa manual de 5 velocidade­s) ou 115 cavalos (caixa manualde seis velocidade­s ou automática de sete), e um diesel, o 4 cilindros 1.6 TDI de 95 cv. Mais tarde, surgirá o 1.5 TSI de 150 CV e prevê-se um diesel de 115 cv.

Destinando-seaumpúbli­cojovem, o pequeno SUV terá múltiplas possibilid­ades de design e combinaçõe­s personaliz­adas. Não existindo preço, são anunciados como uma “ótima relação preço/equipament­o” e para clientes “atentos aos custos”. O que também significa, além do bom espaço e qualidade dos materiais, ofertas de série como o Front Assist incluindo sistema de deteção de peões, travagem de emergência em cidade, aviso de mudança de faixa de rodagem e assistente­s de arranque em subidas, de “ângulo morto” e de estacionam­ento. Sistema de deteção de fadiga, cruise control adaptativo (ACC) e estacionam­ento assistido são opcionais.

Embora tendo a aparência da família VW, o T-Cross é inovador e imponente na aparência, sendo mesmo revolucion­ário na traseira, com uma faixa a unir os dois faróis. No interior, além do espaço e da habitual qualidade de materiais, destacam-se o ecrã central tátil e o painel de instrument­os digital no somatório de virtudes que podem destacar esta novidade num segmento de forte concorrênc­ia e importante para o futuro da

marca alemã.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal