O Jogo

Pedro Mendes acrobático segurou leão na ventania

Sporting bateu Marítimo por 1-0 graças a uma finalizaçã­o exemplar do dianteiro, porém nunca esteve confortáve­l no encontro. Insulares deixaram o muro defensivo após o golo

- FREDERICO BÁRTOLO

Com um pontapé de moinho, Pedro Mendes deu a vitória aos leões. O Marítimo reagiu ao 1-0 e criou problemas, face à falta de intensidad­e do meio-campo visitado

A forte ventania que se sentiu em Alcochete acabou por condiciona­r o encontro entre Sporting e Marítimo, a contar para a 11.ª jornada da Liga Revelação. Os leões estiveram com a ventania a soprar pelas costas na primeira parte e dominaram as incidência­s, ainda que apresentan­do pouca velocidade. No segundo período, os insulares beneficiar­am da “ajuda” meteorológ­ica, contudo Pedro Mendes já deixara o Sporting na frente aos 50 minutos, uma vantagem curta que foi agarrada com unhas e dentes mas sem brilhantis­mo.

Naprimeira­etapa,BrunoPaz protagoniz­ou, aos 18’, a primeirafi­nalização,seguindo-se Nuno Moreira nas ameaças à baliza insular com um remate à meia-volta (33’). Mas só nos últimos minutos o Sporting se aproximou do golo: Pedro Mendes desviou à boca da baliza, aos 40’, e Elves Baldé, um dos campeões europeus de sub-19, teve o melhor lance individual do jogo.

No regresso dos balneários, o leão entrou mais enérgico, circulou com maior rapidez e marcou de bola parada. Pedro Mendes,numpontapé­demoinho, atirou a contar e somou o segundo golo seguido na Liga Revelação, depois de ter marcado em Belém, na segunda titularida­de da época. Elves voltou a tentar e Daniel Bragança assustou na marcação de um livre, mas a resposta do Marítimo foi de nervo. Com um remate a 40 metros da baliza, o capitão Cristiano obrigou Diogo Sousa a afastar para a barra. Daí até ao final, os leões, insistindo no pontapé de baliza longo, ficaram encostados atrás, queimando até tempo. O miolo não foi suficiente­mente intenso e os insulares podiam ter empatado. O último esforço de Gamboa – sim, um jogador que andou na I Liga – saiu por cima, aos 90’+2’. Elves falhou o 2-0 no contragolp­e, porém o leão somou a segunda vitória seguida.

 ??  ?? Pedro Mendes, autor do golo, protege a bola de Mamadou
Pedro Mendes, autor do golo, protege a bola de Mamadou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal