O Jogo

Os onze rankings de Bruno

A um golo de igualar recorde europeu

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

O brasileiro, que partilha um registo especial com Casillas, saiu dececionad­o dos azuis e brancos e já lhes causou vários dissabores. O médio diz que sofreu “bullying”, mas respirou tranquilid­ade esta semana

Um dérbi entre FC Porto e Boavista já é apetecível por natureza, mas o de hoje no Dragão tem condimento­s extra. O guarda-redes Rafael Bracali e o médio Alberto Bueno atuam numa casa que já lhes pertenceu e da qual não guardam as melhores recordaçõe­s. No entanto, se o espanhol vai defrontar os dragões pela primeira vez, o brasileiro já o fez em 14 ocasiões. E se no total perdeu nove, é no Dragão que se dá melhor: em oito encontros, Bracali empatou um e venceu três.

O guarda-redes foi contratado pelo FC Porto em 2011/12, mas só realizou sete partidas antes de ser dispensado na pré-época seguinte. O processo dececionou-o: Bracali não queria ser cedido ao Olhanense, mas sim lutar pela vaga de segundogua­rda-redescomFa­biano. No entanto, nessa época regressou ao Dragão para ajudar os algarvios a empatar a uma bola, num jogo que impediu o FC Porto de se isolar na liderança do campeonato. De resto, como mostra o quadro em baixo, Bracali venceu duas vezes no Dragão para a I Liga, a última das quais (2015/16) no Arouca, curiosamen­te com Li to Vi diga ln o comando, além deter contribuíd­o, pelo Nacional, para a eliminação da única competição que o FC Porto não venceu em 2010/11: a Taça da Liga.

Hoje, o brasileiro procura desempatar as contas a seu favor num duelo que vai juntar os dois guarda-redes mais velhos da I Liga: Bracali e Casillas têm 37 anos e o brasileiro celebra os 38 a 5 de maio, 15 dias mais cedo que o espanhol.

Já Bueno esteve ligado contratual­mente ao FC Porto de 2015 até ao passado mês de janeiro, mas fez apenas oito jogos. Admitiu que o clube lhe “complicou a vida” e queixou-se de ter sofrido “bullying todos os dias”. Não obstante, o espanhol de 31 anos tem-se mostrado tranquilo ao longo da semana, na expectativ­a de recuperar a titularida­de, o que, curiosamen­te, nunca lhe aconteceu no palco de hoje. No Bessa, só não alinhou de início no último dos oito jogos que leva, mas saiu do banco para assinar a assistênci­a para o 2-0 diante do Belenenses.

 ??  ??
 ??  ?? Bracali já represento­u cinco clubes na I Liga, pelos quais soma 188 jogos
Bracali já represento­u cinco clubes na I Liga, pelos quais soma 188 jogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal