O Jogo

Fase de instrução arranca a 13 de maio

Sujeito a termo de identidade e residência, Bruno de Carvalho deverá falar a 14 de maio nesta etapa que decide se haverá julgamento no caso da invasão e agressões na Academia

- PAULO NUNES TEIXEIRA

Mustafá (líder da Juventude Leonina), Bruno Jacinto (ex-oficial de ligação aos adeptos) e o antecessor de Frederico Varandas estão acusados da prática de 98 crimes, incluindo terrorismo

Quase um ano depois da invasão da Academia, em Alcochete, terá início a fase instrutóri­a do processo que tem Bruno de Carvalho como arguido e suspeito de ser o autor moral do ataque perpetrado após a derrota com o Marítimo (1-2) na última jornada do campeonato. Os atos de vandalismo e agressões a jogadores e elementos da equipa técnica leonina acontecera­m a 15 de maio de 2018 e, agora, o arranque da instrução está previsto para o dia 13 do próximo mês. O ex-presidente dos verdes e brancos, que se encontra com termo de identidade e residência, bem como apresentaç­ões periódicas numa esquadra, deverá prestar declaraçõe­s no segundo dia de inquiriçõe­s.

Mustafá (ex-líder da Juventude Leonina) e Bruno Jacinto (ex-oficial de ligação aos adeptos) estão acusados da prática de 40 crimes de ameaça agravada, 19 de ofensa à integridad­e física qualificad­a, 38 de sequestro, um de detenção de arma proibida e crimes que são classifica­dos como terrorismo, não quantifica­dos.

O início desta etapa acontecerá após um primeiro adiamento face a dois pedidos de afastament­o do juiz Carlos Delca, que mereceram indeferime­nto por parte do Tribunal da Relação de Lisboa. Requerida por mais de uma dezena dos 44 arguidos neste processo, a fase de instrução, trâmite facultativ­o, visa decidir se o caso seguirá para julgamento e se tal acontecer, em que moldes. Dada a especial complexida­de do processo, pedida pelo Ministério Público, o prazo de prisão preventiva foi dilatado e dos 44 arguidos, 38 permanecem ainda sujeitos à medida de coação mais gravosa.

Refira-se que as audições vão decorrer na nova sala do Campus de Justiça no Parque das Nações, por motivos logísticos. Apesar de ser pertencent­e ao Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro, o processo será, assim, realizado em Lisboa.

 ??  ?? Bruno de Carvalho vai ser ouvido a 14 de maio
Bruno de Carvalho vai ser ouvido a 14 de maio
 ??  ?? Ataque à Academia aconteceu a 15 de maio de 2018...
Ataque à Academia aconteceu a 15 de maio de 2018...
 ??  ?? ... E as detenções de 23 arguidos acontecera­m a 21
... E as detenções de 23 arguidos acontecera­m a 21

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal